O mecenato na vida de duas figuras importantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mecenato na vida de duas figuras importantes

História e Cultura das Artes
Módulo: A cultura do Palácio
Docente: Emiliana Querido
Discentes: Ana Ribeiro,Paula Araújo,Mariana Lima,Mickael Laranjeira.
Turma: 11º MKT

Indice

Introdução:

Este trabalho baseia-se na avaliação do módulo : A Cultura do Palácioio no âmbito da disciplina História e Cultura das Artes,leccionada pelaprofessora Emiliana Querido.
Constituido pelos alunos:
Ana Ribeiro,Paula Araújo,Mariana Lima,Mickael Laranjeira.
Este trabalho tem como objectivo adquirir conhecimentos sobre relacionados com o Mecenato.
O nosso grupo mostrou-se bastante interessado pois é um tema que contribui para a nossa cultura geral.

O Mecenato
O que é o mecenato?
Mecenato  é um termo que indica o incentivo epatrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de actividades artísticas e culturais.  O comportamento de Mecenas tornou-se um modelo e vários governos valeram-se de artistas e intelectuais para melhorar a própria imagem.  Num sentido mais amplo, fala-se de mecenato para designar o incentivo financeiro de actividades culturais, como exposições de arte, feiras de livros, peças de teatro,produções cinematográficas, restauro de obras de arte e monumentos. Esse tipo de incentivo à arte tornou-se prática comum no período renascentista, que buscava inspiração na Antiguidade grega e romana, e vivenciava um momento de pujança económica com o surgimento da burguesia.
Quem foram:
Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam naprodução de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.
Eles foram de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitectura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI).
A burguesia, classe social que enriqueceu muito com o renascimento comercial, viu na prática do mecenato uma forma rápida de alcançaro status de nobreza. Isso era obtido também com a compra dos títulos de nobreza. O ato de patrocinar e investir em arte e a cultura é conhecido como mecenato.
Principais mecenas da época do Renascimento Cultural:
- Lourenço de Medici (banqueiro italiano)
- Come de Medici (banqueiro e político italiano)
- Galeazzo Maria Sforza (duque de Milão)
- Francisco I (rei da França)  
Curiosidade:
-A palavra "mecenas" tem sua origem na Roma Antiga. No século I a.C, Caio Mecenas foi um conselheiro do imperador romano Otávio Augusto. Caio Mecenas patrocinou a produção de vários artistas e poetas nesta época. 
Biografia de Lourenzo de Medici

Lourenzo de Medici nasceu a 1 de Janeiro de 1449 em Florença e morreu a 9 de Abril em careggi.
Foi um Estadista Italiano. Conhecido como Lourenço, OMagnifico ( Lourenzo, il magnifico) .
Filho de Pedro de Cosme de Medici e de Lucrecia Tornabuoni.
Casou-se em 4 de junho de 1469 com Clarice Orsini. Teve 7 filhos, dos quais João de Lourenço de Medici ( futuro papa leão X).

Após sua morte, seu filho e sucessor Pedro II (Piero) (1471-1503) é expulso de Florença por uma revolta instigada por Savonarola, em 1494. O equilíbrio político é rompidoe as rivalidades entre os estados italianos acabaram por dar espaço ao envolvimento de potências estrangeiras nas disputas.Lourenço reuniu em sua pessoa a melhor cultura do Renascimento. Diferentemente de muitos humanistas de sua época, apreciava os grandes clássicos italianos dos dois séculos anteriores e na juventude escreveu mesmo uma carta sobre o assunto para Frederico de Aragão, enviando-acom uma coleção de poetas italianos antigos.

Os seus poemas são classificados como ótimos, entre os críticos da literatura do século XV, variados em estilo e em assunto, desde canzoni do tipo de Petrarca e sonetos, à semi-paródia de Dante intitulada I Beoni. Suas canzoni a ballo, ou canções populares para dançar dos florentinos, têm uma nota lírica elevada. São consideradas admiráveis...
tracking img