O marketing e o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem como objetivo servir de referência para profissionais que buscam uma noção de como está o mercado de trabalho para os graduados e graduandos do curso de administração que almejam trabalhar na área de marketing. Foram colhidos materiais que retratam as variáveis do mercado e a evolução desta área de atuação.

Palavras-chave: Marketing-Mercado de trabalho- Evolução.

1INTRODUÇÃO

Entendendo o marketing dentre as funções empresariais.

Entender o marketing como função empresarial, exige a quebra do velho paradigma do departamento de marketing. A função de marketing permeia praticamente todas as funções empresariais. Isto equivale a dizer que para se ter a função de marketing devidamente implementada em uma organização, não se necessita necessariamente que se tenhauma divisão, um departamento ou uma diretoria de marketing. O marketing como função está muito mais ligado à postura das pessoas e seu comprometimento, de fato, para com os clientes. Hiam e Schewe, em seu livro “The portable MBA in marketing” (1992), mostram, em seu capítulo inicial, como uma empresa pode adotar uma orientação totalmente para marketing. Os autores (1992, p. 10), depois deilustrarem o capítulo com uma interessante narrativa baseada no dia-a-dia de uma empresa de equipamentos eletroeletrônicos, mostram que o marketing, nas empresas modernas, “não pode mais ser confinado a um simples departamento”. Tal fato, porém, não significa que as atividades de marketing sejam praticadas intuitivamente, sem qualquer organização. Alguém tem que organizá-las, com vistas a oferecer aos quenecessitam delas uma expectativa de serem bem-sucedidos quanto às ações de marketing imprescindíveis à sua área de trabalho. Com efeito, mesmo não havendo a necessidade de um departamento ou órgão funcional de marketing, devem ser definidos objetivos e desenvolvidas políticas para que o marketing da empresa flua de acordo com o que se espera dele. Assim, o marketing deve ser praticado conforme umaestrutura organizacional moderna, que envolva a integração de todas as funções empresariais.

2 REFERÊNCIAS CONCEITUAIS

A Evolução dos profissionais de marketing, desde a era industrial até a era da informação e sua remuneração atual.

3 METODOLOGIA

Os dados que compõem este trabalho são originais de pesquisas em sites e livros do meio acadêmico. O tipo de pesquisa adotado foi aqualitativa interpretativa e descritiva. Em destaque sobressaem as informações referentes a evolução da profissão marketing ao longo dos anos e a ao valor da remuneração do profissional.

4 A EVOLUÇÃO DO MARKETING

Segundo, SAWHNEY & KOTLER, 2001. p.421 Estamos nos movendo rapidamente em direção à Era da Informação; porém, nossos processos mentais permanecem estagnados na Era Industrial. Os negóciose o marketing na Era da Informação serão conduzidos por princípios radicalmente diferentes. Empresas que insistirem em manter uma mentalidade de Era Industrial
perderão a corrida pela liderança de mercado.
Segundo os autores, a Era Industrial foi uma época do que eles chamam de “assimetria de informações” (p. 421), em que a troca de informações entre empresas e clientes era iniciada e controladapelos profissionais de marketing.
Sawhney e Kotler (2001, p.421) chamam a Era da Informação de “Era da Democracia da Informação”, um momento em que a informação está se tornando onipresente e barata e os clientes estão obtendo informação de muito melhor qualidade sobre os profissionais de marketing e sobre a concorrência. A informação, sob a ótica dos dois autores, passa a ocupar importânciaímpar no marketing, já que eles a percebem como a responsável por “virar a balança do poder a favor dos clientes” (p.421). Essa mudança no equilíbrio do poder exige alterações radicais no pensamento e na prática do marketing. Sawhney e Kotler afirmam que “é necessário inverter a sabedoria convencional acerca do conceito, do processo e da organização do marketing. É preciso que os profissionais de...
tracking img