O marketing da coca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Distribuição e revenda da Coca- Cola

Sistema de Distribuição Intensiva

Visa colocar o produto no maior número possível de pontos de venda e é adequado para produtos de alto consumo,de compra frequente e preços unitários relativamente baixos. Disponibilizar o produto onde os consumidores esperam encontrá-lo é fundamental para bens de conveniência, pois é muito comum o consumidortrocar de marca caso não encontre aquela marca desejada.

Os pontos de venda podem ser atingidos por equipes de venda dos próprios fabricantes, por representantes comerciais ou atacadistasdistribuidores. Muitas organizações utilizam equipes próprias para atender grandes varejistas como hipermercados e redes de supermercados. Por outro lado, o restante do varejo pode ser coberto viaatacadistas e/ou representantes comerciais sem vínculo empregatício. A BIC, a Coca-Cola, a Pepsico, a Unilever e a Gillette – por exemplo – utilizam esse sistema de distribuição.

No caso Coca-Cola:O transporte dos produtos das fábricas para os distritos de venda é feito na maioria das vezes por carreteiros autônomos; as empresas dispõem apenas algumas carretas próprias. Nadistribuição aos pontos de venda a franquia possui uma frota própria, com certa média de caminhões por distrito de vendas.

Estrutura de organização de distribuição:

A estrutura de cada distrito devendas é composta por um gerente de distrito; encarregado de operações; encarregado de distribuição; supervisores; motoristas vendedores e ajudantes de motoristas.
Os clientes de cadadistrito são classificados em livros de rota, com diferentes frequências de visita semanal, em função do seu potencial de vendas, capacidade de estocagem e localização. O tamanho dos livros varia emfunção dos clientes atendidos: na região central da cidade e dos principais bairros, devido a problemas de permanência/estacionamento, trabalha-se com livros pequenos (10 clientes), enquanto em regiões...
tracking img