O LUTO


ANDREZA DAS NEVES KAPISCH FUZARI






O LUTO






RIO BRANCO
2013


ANDREZA DAS NEVES KAPISCH FUZARI




O LUTO








Monografia apresentada ao Curso Livre deGraduação em Psicanálise, da Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo, como requisito parcial à obtenção do título de Psicanalista Clínico.Orientador(a): Professora Jandira Castor de Souza

RIO BRANCO
2013


DEDICATÓRIA


Dedico esse trabalho ao meu esposo, amigo e companheiro, que em todo momento sempreme deu seu apoio e força nos momentos de desânimo, me estimulando a sempre seguir em frente.














AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus por haver me concedido a oportunidade decompletar o objetivo proposto, pois nem sempre o caminho a ser trilhado foi o mais fácil.
Agradeço ao meu esposo que em todo momento foi um apoio, conselheiro e amigo, que mesmo nos momentos maisdifíceis sempre está pronto a dar uma palavra de ânimo; que com seu otimismo me impulsiona cada dia a sempre ser melhor.
Aos meus pais que mesmo a distância sempre me animaram, pedindo as bênçãos deDeus para todos os meus planos e que nunca deixaram de acreditar em mim. Também agradeço as minhas irmãs que sempre estiveram prontas em me auxiliar, mesmo quando imersas em suas atividades pessoais.E a todos aqueles que de forma direta ou indireta me apoiaram e torceram por mim. Agradeço também aqueles que me desestimularam ou desacreditaram, pois isso só me fortaleceu para conquistar esseobjetivo.





RESUMO

Falar sobre a morte em nossa cultura ocidental ainda é considerado um tabu, evitamos falar sobre o assunto. A dor de uma perda é tão dolorosa, que inventamosdiferentes maneiras para nos defender do intenso sofrimento emocional.
Segundo Freud (1917), o enlutado permanece temporariamente em um estado de rebaixamento libidinal e sofrimento frente à morte de um...
tracking img