O LIXO QUE VIRA ARTE: TRABALHANDO A RECICLAGEM NA ESCOLA ESTADUAL VIRIATO BANDEIRA

2356 palavras 10 páginas
O LIXO QUE VIRA ARTE: TRABALHANDO A RECICLAGEM NA ESCOLA ESTADUAL VIRIATO BANDEIRA

Luciana Alves Gomes da Silva

RESUMO: Esta pesquisa foi realizada na escola estadual Viriato Bandeira com alunos do ensino médio inovador onde aborda assuntos pertinentes a Educação Ambiental dentro do ambiente escolar, teve como objetivos a conscientização dos alunos sobre a preservação do meio ambiente através da coleta seletiva do lixo e sua reciclagem e através de oficinas a confecção de artigos. O texto aborda sobre a questão do lixo no Brasil, sua forma de disposição final e posteriormente sobre a coleta seletiva e reciclagem, como metodologia foi utilizado a oficina de sustentabilidade e um questionário para avaliação diagnóstica a respeito dos conceitos aprendidos durante o projeto. Os resultados foram os esperados, pois através do trabalho conseguiu-se despertar nos alunos o interesse em cuidar do meio ambiente e que sem dúvida torna-se importante a inserção da Educação Ambiental como currículo para termos cidadãos ecologicamente sustentáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental; lixo; reciclagem; ensino médio inovador.

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a ser desenvolvido no contexto escolar deve contemplar a Educação Ambiental como forma de conscientização e de preparo dos alunos para interferir no seu meio como cidadão atuante e críticos, através de ações que promovam uma vida em um mundo ecologicamente equilibrado, podendo assim alcançar uma boa qualidade de vida dentro do ambiente escolar e contribuir com o meio ambiente da comunidade ao redor.
A Educação Ambiental deve atuar, sobretudo, no âmbito da educação formal, de modo a ter uma população, pelo menos no futuro, consciente e preparada para os problemas relativos ao ambiente. Os novos paradigmas e os diferentes desafios ambientais requerem mudança de visão de mundo e da natureza fato que levará a novas relações entre ambiente e sociedade.
A Educação Ambiental é, aliás, um excelente campo para tentar novas

Relacionados