O livro dos quintais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Análise… |
Literatura para a Infância e Juventude |
|

f

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Literatura para a Infância e Juventude, foram abordados diferentes géneros de obras literárias preferencialmente destinadas a crianças e jovens.
Para uma melhor visão do género literário álbum narrativo (“Picture Story Book”), neste trabalho, iremos fazer a análise do álbumintitulado "Livro dos Quintais" de Isabel Minhós Martins e ilustração de Bernardo Carvalho.
Ao longo do trabalho observaremos alguns detalhes técnicos, como a análise linguística do livro, as ilustrações, bem como a articulação entre as duas.
Procuraremos dar a nossa opinião acerca do livro e do que este nos transmite; enquadrando-a ao longo dos tópicos de análise.


Título: O LIVRO DOSQUINTAIS
Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustrações: Bernardo Carvalho
Data da edição: 2010
Editora: Planeta Tangerina
Local de edição: Carcavelos

O Livro dos Quintais é o segundo volume da trilogia Histórias Paralelas. Estas histórias têm como ponto comum o facto de partilharem o mesmo tempo ou espaço ou serem desconstruções das peças de cada livro.
OS OUTROS VOLUMES:
* AsDuas Estradas
* Trocoscópio

As suas ilustrações foram selecionadas para a Exposição de Ilustração da Feira de Bolonha de 2011.
Em Fevereiro de 2012 ganhou o prémio de Melhor design infanto-juvenil nos Prémios de edição LER/Booktailor 2011.
Faz parte do Plano Nacional de Leitura

* Capa e contracapa
N’O Livro dos Quintais a capa e a contracapa revelam uma continuidade ao nívelicónico ainda que a contracapa, «inacabada», remeta para um mundo em construção, desafiando o leitor à participação e à criatividade.
De facto, os elementos constantes na capa e contracapa em articulação tornam-se importantes na medida em que nos sugerem uma pré-leitura do que podemos encontrar dentro do livro, antecipando hipóteses de sentido. O título simples antecipa a sua natureza narrativa:trata-se do livro dos quintais que surge do «recorte» do fundo colorido, dando-se um ênfase especial à palavra «quintais».
Por outro lado, a capa, densamente colorida e rica em pormenores, quase sinestésica, convida, ainda na prateleira, a uma observação mais atenta de um qualquer quintal com sinais de ser habitado por alguém (um carrinho de mão abandonado entre as flores do jardim, uma cadeiraque convida ao descanso, um engaço revelador de cuidado, uma porta entreaberta ainda que, “neste livro não entramos em casa de ninguém”, tal como é anunciado na contracapa).
Habilmente ilustrada, a capa reporta-nos ao imaginário infantil dos desenhos coloridos a caneta de feltro onde todos os pormenores da imaginação saltam para o papel.
A nota introdutória na contracapa alerta o leitor parao facto de as histórias contadas se passarem num espaço exterior “à beira de limoeiros e nespereiras, hortas e estendais, tanques ou mini-piscinas” onde podem acontecer “as maiores aventuras”.
Os elementos paratextuais integram esta história no segundo volume da triologia “Histórias paralelas” editada pela Planeta Tangerina, que nesta série de livros faz cruzar histórias ora no tempo, ora noespaço, ou que acontecem paralelamente.

* Guardas Iniciais e guardas finais
As guardas introduzem elementos antecipatórios da narrativa: se as iniciais nos apresentam a personagem misteriosa de um grande gato preto, que parece desafiar-nos a que o sigamos, as finais, por outro lado, dão-nos uma panorâmica dos espaços visitados “pelas patas” do felino e das pessoas que lá vivem. Podemos entãoconsiderar que as guardas iniciais apresentam-nos um mistério desvendado nas guardas finais.
Os próprios autores previnem o leitor:
Não se assustem os mais supersticiosos: mal abrimos O Livro dos Quintais, damos de caras com um gato preto, daqueles meio vadios que de vez em quando se atravessam no nosso caminho. O gato chama-se Gatuno (só no final do livro vamos perceber porquê) e vive de...
tracking img