O leproso, Miguel Torga
Introdução
Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen, que ataca normalmente a pele, osolhos e os nervos. Também é conhecida como hanseníase, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue. Não é uma doença hereditária, sendo a sua forma de transmissão, pelas vias aéreas: a pessoa infetadaliberta um baço no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infeção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e frequente.

Resumo do Conto
Oconjunto de acontecimentos neste conto que vos vou falar é constituído por 3 sequencias narrativas que se articulam por encadeamento: Começa com uma breve introdução onde nos apresenta a situação quelevou a revelação da doença trágica do protagonista, um desenvolvimento onde narra as reações da aldeia e do Julião, e as lutas do mesmo pela cura. Na conclusão mostra-nos como é que o protagonistamorreu. Na região do Douro, numa cava, ao meio dia, Margarida trazia o jantar, quando chegara o turno de Julião , este não resistira a tentação de lhe tocar no seio, que consequentemente levou- achamar-lhe de leproso, revelando assim o seu trágico destino.. Com este pequeno acontecimento, não houve só um estalo na consciência de Julião como tbm nas pessoas da aldeia. A personagem principal aospoucos perderá os amigos, a dignidade, o seu trabalho e o seu corpo. Já sem esperanças este se deitava ao sol à espera da sua condenação ate que um velho lhe aconselhou a ir a um medico. Contudo a deceçãoe desilusão chega a um limite quando houve a resposta do medico que lhe confirma sobre a doença! O medico ficava com o nome miraculoso e sabedoria inútil, pois para Julião não havia remédios, nemhospital, só lhe restava o desprezo da sociedade e a sua morte . Continuava assim a procura de um medicamento milagroso, até que uma velha lhe referiu um balho purificador com azeite. Julião era pobre,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). O leproso, miguel torga. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Leproso-Miguel-Torga/928702.html

MLA

"O leproso, miguel torga" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Leproso-Miguel-Torga/928702.html>.

MLA 7

"O leproso, miguel torga." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Leproso-Miguel-Torga/928702.html>.

CHICAGO

"O leproso, miguel torga." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Leproso-Miguel-Torga/928702.html.