o krlh

457 palavras 2 páginas
Qualidade, protecção do meio ambiente e segurança no local de trabalho são valores que qualquer empresa deve garantir, através do desenvolvimento de sistemas de gestão que os potenciem. A certificação consiste em demonstrar que a empresa segue um determinado conjunto de normas, definidas a nível nacional e internacional, que visam proporcionar maiores níveis de qualidade e confiança a todos os interessados (clientes, trabalhadores, sócios/accionistas, etc.) e optimizar os processos, potenciando a redução de custos.

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) é a entidade nacional responsável por gerir o Sistema Português da Qualidade O Sistema Português da Qualidade é a estrutura que engloba, de forma integrada, as entidades que congregam esforços para a dinamização da qualidade em Portugal e que assegura a coordenação dos três subsistemas - da normalização, da qualificação e da metrologia -, com vista ao desenvolvimento sustentado do País e ao aumento da qualidade de vida da sociedade em geral.. O IPQ promove o uso generalizado de procedimentos, técnicas, metodologias e especificações reconhecidos a nível europeu e/ou internacional no âmbito da qualidade. A certificação é temporária e renovável, sendo emitida por entidades privadas independentes, acreditadas pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

As empresas podem obter certificações diversas, nomeadamente:

Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008 A norma internacional de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000 baseia-se em oito princípios de gestão, nomeadamente: focalização no cliente, liderança, envolvimento dos colaboradores, abordagem aos processos, abordagem aos sistemas, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em factos e relação com os fornecedores.); Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004 e EMAS A norma internacional de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental, ISO 14001:2004, proporciona orientações úteis relativamente às melhores

Relacionados

  • circulacao vertical
    169479 palavras | 678 páginas