O individuo e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O indivíduo e a Sociedade
Sabemos bem que o indivíduo está totalmente ligado a sociedade em que se vive, pois nascemos dentro de um grupo onde teremos os mesmos traços sociais compartilhados poroutros membros, e assim seremos aceitos entro deste grupo a qual pertencemos.
O conceito de socialização tem como analisar que o indivíduo criança, aprende a viver em uma sociedade, desenvolve suacapacidade e se torna um membro do grupo a qual pertence, mudando assim a forma de agir, sentir e pensar como os membros deste grupo. Os principais agentes desta socialização são: as famílias, a escola, osmeios de comunicação em massa e etc..., mas por outro lado o indivíduo dentro do mecanismo de socialização, não adquire personalidade própria, mas não se tornam iguais, apenas compartilham certasatitudes que identificam o grupo que pertencem.
A vida em sociedade é baseada em relações sociais que se estabelecem a partir das suas posições, cargos enfim em qual lugar ocupa na sociedade, tendo comonome status. É isso que difere as personalidades, pois adquirem certos destaques e acabam sendo copiadas. Um exemplo disso é o herói, pois ele reflete muito sobre a própria sociedade.
A relaçãoentre o indivíduo e a sociedade envolve mecanismos e processos que as vezes as pessoas não percebem, sendo ele a perspectiva que se cria de um certo individuo , com isso acabando com a base que se cria dasociedade, pois ela só será avaliada pelo indivíduo a frente e não pelo que ela realmente é.
Neste tema temos como conceitos fundamentais:
* Grupo Social: Grupo de pessoas que pertencem à mesmasociedade e que se relacionam para alcançar objetivos comuns e dos mesmos interesses.
* Grupos de Referência: Grupo social que serve de modelo de comportamento e de atitudes ao longo da vida,podendo ter tanto um papel negativo, como um papel positivo.
* Herói: Símbolo positivamente sancionado de personalidade.
* Papel Social: Comportamento esperado de quem possui certo status na...
tracking img