O impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O impressionismo

O impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX. O nome do movimento origina-se da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet.

Os pintoresimpressionistas não se interessavam em temáticas nobres ou retrato fiel da realidade. Utilizavam pinceladas soltas para destacar a luz e o movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre paraque o pintor pudesse capturar melhor as nuances da natureza.

Nas telas dos impressionistas são retratados os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. As cores da naturezamudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol, e uma dessas mudanças implica na alteração de cores e tons.

A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, emParis. Entre os expositores estava Claude Monet (1840-1926), Édouard Manet (1832-1883), August Renoir (1841-1919), Alfred Sisley (1839-1899), Edgard Degas (1834-1917) e Camille Pissarro (1830-1903).Algumas características do autor impressionista: rompe completamente com o passado; inicia pesquisas sobre ilusões ópticas; é contra a cultura tradicional; pertence a um grupo individualizado; entreoutras.

Apesar de Édouard Manet não ter se considerado um impressionista, foi em torno dele que se reuniu grande parte dos artistas que posteriormente foram chamados de impressionistas.

Oimpressionismo serviu para inúmeros artistas desenvolverem seu estilo próprio, como por exemplo, para Van Gogh, Paul Cézanne, Toulouse-Lautrec.

No Brasil, o representante mais expressivo do impressionismoatualmente é Washingtom Maguetas.
Na pintura sobressai:
• uma representação através de manchas e de pinceladas;
• contornos esfumaçados de objectos e de seres, daí o carácter de "impressão";
• autilização da técnica do "pointillisme": uso de pequenos pontos na pintura;
• representação de cenas do quotidiano, do "plein air", do movimento e da vida;
• utilização de cores claras, por vezes,...
tracking img