Ralatorio teste de chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIAS MECATRÔNICA E AMBIENTAL
NOTURNO

Laboratório de Química Geral e Experimental

Professor: --------------------------

Aluno:

---------------------------------------

Salvador
2011
Nome---

Laboratório de Química Geral e Experimental

1o Experimento – TESTE DE CHAMA
Em:15-04-2011 entrega: 29-04-2011

Relatório apresentado como requisita parcial para avaliação dadisciplina de Química Geral e Experimental do cursos de engenharias da Faculdade AREA 1, sob orientação do professor -----------------------------.

Salvador
2011

AGRADECIMENTOS

Ao Professor -------------------- pela presteza ao qual está administrando sua disciplina.

A auxiliar de laboratório pelo suporte e apoio material na aula experimental do laboratório.

A-------------------, Agente de Saúde e combate a endemias , por ceder o jaleco como uniforme necessário ao laboratório químico.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

1.1 PRINCIPIO

1.2 OBJETIVOS

2. MATERIAIS E REAGENTES

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4. TOPICOS DISCUTIDOS

4.1 RESULTADOS

5. CONCLUSÃO

6. REFERÊNCIAS

7. ANEXOS

1 INTRODUÇÃO

A interação da luz com a matéria ainda éum fenômeno que intriga a todos. O LASER de rubi, o colorido dos fogos de artifício ou mesmo a bioluminescência do vaga-lume são exemplos de extrema beleza e curiosidade científica.

Nos postes de iluminação pública a luz de uma lâmpada de vapor mercúrio (Hg) tem uma aparência azulada, enquanto uma lâmpada de vapor de sódio (Na) emite uma luz de coloração amarelo-alaranjada. A luz do sol éconsiderada “luz branca”, pois todas as cores da região do espectro eletromagnético visível são emitidas, ou seja, todos os comprimentos de onda ( compreendidos entre 400 e 700 nm são emitidos pelo sol.

Quando a luz do sol atinge um objeto e este não absorve nenhuma radiação eletromagnética da região do visível, sua aparência será branca. Mas se o objeto absorve todos os  da região do visível,então sua aparência será preta. Assim, se um objeto absorver entre 435 – 480 nm (região azul do visível), este então terá uma aparência amarela (cor complementar) emitindo entre 580 – 595nm.
Como e porque átomos e moléculas de um objeto absorvem ou não radiação eletromagnética é à base deste experimento.

PRINCÍPIO

As observações experimentais que serão vivenciadas no laboratório e a suainterpretação estão diretamente ligadas à estrutura atômica proposta considerando a energia do elétron em um átomo quantizada, isto é, o elétron em um átomo tem apenas energias discretas.

A energia do fóton (da emissão de radiação eletromagnética) poderá ser calculada considerando a seguinte expressão:




Muitas indústrias e hospitais, no dia-a-dia, utilizam equipamentos de análise(quantificação e identificação) de metais e outros elementos cuja técnica é baseada na espectroscopia, ou seja, baseadas na absorção ou emissão de radiação eletromagnética. Técnicas como Fotometria de Chama, Espectrometria de Emissão por Plasma (ICP-OES), Espectrometria de Fluorescência baseiam-se na emissão de radiação eletromagnética. Já técnicas como Espectrometria de Absorção Atômica eEspectrofotometria de Absorção Molecular, são exemplos de técnicas que utilizam, como princípio, a absorção de radiação eletromagnética.

OBJETIVOS

Caracterizar os elementos químicos através dos seus espectros de emissão;
Relacionar a cor da chama obtida, pelo aquecimento das soluções, com as mudanças de níveis energéticos do átomo, como descrito pela teoria de Bohr.

2 MATERIAIS E REAGENTESVidrarias e Diversos: Lamparina de álcool, haste metálica, piscete contendo água destilada

Reagentes: Soluções ácidas (ou sais sólidos) de nitrato, sulfato ou cloreto de sódio, lítio, cálcio, ferro, cobre, potássio e magnésio na concentração de 1% (m/v).

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1- Tomar uma haste metálica e aquecê-la na chama da lamparina para eliminar contaminantes voláteis....
tracking img