O impressionismo

Escola Estadual Capitão Mor Galvão
Aluno(a): Ester
Data: 21/03/2014 Disciplina: Artes














ImpressionismoCurrais Novos – RN
O impressionismo

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltasdando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
A arte alegre e vibrante dosimpressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelosimpressionistas.

Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulodestes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações aolongo do ano.
O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.Características

Artes Plásticas

- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; 

- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz; 

- Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos das cenas; 

- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.






Música

- Composições que buscam retratar imagens; 

- Títulos de...
tracking img