O impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou e muito a pintura, dando início às grandes tendências da arte do século XX.
Esses pintores procuraram registrar em suas telas as constantes alterações que o efeito da luz solar provocava nas cores da natureza. Não havia nenhuma teoria que orientasse a criação artística, apenas considerações, mais práticas doque teóricas, que foram usadas em seus procedimentos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.
São as seguintes considerações:
. A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente dependendo da incidência da luz do sol.
. As figuras não devem tercontornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar as imagens.
. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal qual a impressão visual que temos e não escuras ou pretas como eram no passado.
. Os contornos de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta dopintor, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. O observador ao admirar a obra, combina as várias cores, obtendo o resultado final, e portanto, a mistura deixa de ser técnica para ser óptica.
O Impressionismo teve como seu precursor o pintor Édouard Manet (1832 – 1883), que marcou sua carreira por alguns desafios a crítica conservadora. Dentro de sua obra, encontramostelas das normas clássicas das pinturas, como também, quadros que representaram uma ruptura com o academicismo provocando grandes escândalos. Entre eles, o maior foi à tela Almoço na relva, que ele enviou para o Salão dos Artistas Franceses em 1863 e que foi recusado pelo júri do salão.
A tela Almoço na relva é inovador primeiro pelo clima de realidade que apresenta, pois os personagens erampessoas conhecidas da sociedade parisiense e não seres lendários como das obras renascentistas; em segundo, esse quadro representa uma composição elaborada. As três figuras em primeiro plano são Victorine Meurend (modelo de Manet), Eugène Manet (irmão do pintor) e Ferdinand Leenhoff (escritor e amigo do pintor), mas ao fundo está uma figura curvada saindo da água e, mais à frente, uma natureza morta.O interessante da obra é o sistema de triângulos que se inter-relacionam, criando uma estrutura fechada onde aparentemente existia uma dispersão de elementos. Há um triângulo formado pelas três figuras sentadas na relva; outro que se sobrepõe a este, a figura na água; e o terceiro, mais amplo, que abrange todas as figuras e tendo como o seu vértice, o pássaro que voa entre as folhas de umaárvore. Do ponto de vista das cores, o centro de interesse está na luminosidade que a cena ganha com a figura nua da modelo.
A obra de Manet foi importante a medida em que inovou a pintura, dando-lhe uma luminosidade mais intensa, ao explorar os efeitos da luz natural sobre a cena retratada. Essa luminosidade foi apontada pelos críticos de arte como um elemento precursor do impressionismo. Outraobra de grande destaque foi O balcão, cujo foco interessante é o efeito de profundidade conseguido com a presença e a ausência da luz natural.
A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi em abril de 1874 em uma exposição coletiva realizada em Paris. Entre os expositores estavam Renoir, Degas, Pissarro, Cézanne, Sisley, Monet, e Marisot. O público e a críticanão tiveram uma atitude muito boa em relação ao novo movimento, e somente na década seguinte é que os novos pintores começaram a ser compreendidos.
Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o governo Francês criou em Paris, o Museu Jeu de Paume, conhecido também como Museu dos Impressionistas. Em 1986, em Paris, foi inaugurado o Museu d’Orsay, para onde as obras foram transferidas.
Vejamos...
tracking img