O IMPACTO DOS CONDICIONANTES TERRITORIAIS NA FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO NO SETOR MOVELEIRO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

401 palavras 2 páginas
RESUMO

O IMPACTO DOS CONDICIONANTES TERRITORIAIS NA FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO NO SETOR MOVELEIRO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Introdução: Este estudo tratou de investigação sobre os Sistemas territoriais de Produção no âmbito de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do setor moveleiro do Estado de Minas Gerais, de modo a mostrar como esses territórios foram criados, desenvolvidos e estruturados, com base nos condicionantes territoriais Marshallianos, Schumpeterianos, Transacionais e Institucionais.
Metodologia: Foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada e estruturada. Os APLs estudados foram o APL de Ubá e o APL de Carmo do Cajuru.
Resultados: A origem dos APLs teve como base uma firma inicial estruturada verticalmente. O APL moveleiro de Ubá se originou da Domani e o APL moveleiro de Carmo do Cajuru se originou da Mobiliadora Líder. A aglomeração de novas empresas com base na exportação regional foi responsável pelo desenvolvimento e crescimento dos APLs, já que, as empresas expandiam suas vendas para outras cidades e regiões, atraíam mão-de-obra especializada em algumas atividades; aumentavam a renda das empresas; e propiciavam surgimento de investimentos públicos em infraestrutura. Isso acarretou aumentos de rendimentos crescentes, externos às empresas, embora internos ao local. No início, os condicionantes para surgimento dos APLs estiveram relacionados com as externalidades Marshallianas, criadas pelas empresas pioneiras. Com o tempo, outras externalidades surgiram: Schumpeterianas, para a criação de um ambiente inovativo; Transacionais, para a busca de maior interação entre as firmas, por meio da redução dos custos de transação e; Institucionais, relacionadas com modificações no ambiente institucional em que os APLs estão inseridos.
Conclusão: A verificação da origem dos

Relacionados