O impacto da ti na sociedade, nas organizações e no meio ambiente.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O IMPACTO DA TI NA SOCIEDADE, NAS ORGANIZAÇÕES E NO MEIO AMBIENTE.

Elisiane Azevedo do Nascimento – elisianeazevedo@hotmail.com
Francisca Iranete Ximenes – iraneteximenes@ig.com.br
Maria José Pinto de Macedo – mazemacedo1@hotmail.com
Tereza Cristina da Silva – terezacristina1985@bol.com.br
Faculdade Farias Brito – FFB
Rua Castro Monte, 1664 – Varjota
60.175-230– Fortaleza – Ce

Resumo:O referido artigo visa ilustrar, de forma prática e rápida, alguns impactos da TI na sociedade, nas empresas e no meio ambiente. Hoje vive-se na chamada “sociedade da informação”, conceito este que vem aos poucos substituindo a sociedade industrial de até então, nos anos 80 já se falava do impacto dessa nova sociedade nas organizações e na vida das pessoas, a preocupação com a qualidade deprodutos e serviços deixou de ser, nesta última década, apenas uma estratégia de diferenciação e passou a ser uma questão de necessidade trazendo uma verdadeira revolução. Esta revolução que engloba os processos sociais, econômicos, políticos, técnicos e culturais está afetando quase todas as economias e criando enormes desafios e impactos em vários setores. Com isto a preocupação atual da sociedade nãoestá mais voltada só para a implementação efetiva da TI, mas também para seu impacto na sociedade, nas empresas e no meio ambiente.

Palavras-Chave: Tecnologia, Impactos, Sociedade, Empresas e Meio Ambiente.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de discorrer sobre o impacto da tecnologia da informação na sociedade, nas organizações e no meio ambiente.
Veremos através deste trabalhoque a tecnologia da informação (TI) pode ser considerada a mais recente e influente das tecnologias inseridas na sociedade. A tecnologia tem sido usada para tornar a vida das pessoas mais simples e mais fácil, pois tempo, dinheiro e esforços têm sido dedicados a inventar novos e mais alto nível de tecnologia. Muito se tem discutido e escrito sobre tecnologia de informação, sendo uma possívelpanacéia para a dificuldade que todos os setores da sociedade têm de acesso a todos os tipos de informações. De fato, há muitos estudos e iniciativas em causa com a garantia de que os países estão preparados para enfrentar os desafios da era da informação, e muito parece girar em torno do acesso à TI, seu desenvolvimento e seu impactos na sociedade, nas organizações e no meio ambiente. A Tecnologia daInformação pode ser definida como um termo que engloba todas as formas de tecnologia utilizada para criar, armazenar, trocar e manipular a informação em suas diversas formas (dados de empresas, entrada de voz, imagens estáticas, imagens em movimento, apresentações multimídia, e de outras formas, incluindo aqueles que não ainda concebido).
O termo é usado freqüentemente para que inclua telefoniae informática em conjunto.
A Tecnologia da Informação está dirigindo o que tem sido muitas vezes chamado de "a revolução da informação". E também é uma aquisição, processamento, armazenamento e divulgação de todos os tipos de informações utilizando tecnologia de computação e sistemas de telecomunicações. O uso de computadores e redes de difusão de informação foi bastante reforçado dedesenvolvimento humano em nossa sociedade. A revolução digital tem suscitado grande desenvolvimento para o mundo, permitindo-lhe saltar através de estágios de desenvolvimento. Os países em desenvolvimento se esforçam para alcançar os países mais desenvolvidos. Alimentada pelo avanço em hardware e software, o papel dos computadores tem aumentado continuamente no espaço. Isso se tornou mais evidente com aintrodução da Internet. A idéia de unir a sociedade da informação global é perseguida vigorosamente no mundo inteiro.
Tal revolução vem promovendo uma série de impactos. Devemos continuar pensando que apenas estamos no começo da internet, apesar de ela ter pouco mais de 10 anos, ela ainda está no berço esperando para receber novas informações. Informações essas que não acabam nunca.

2. O...
tracking img