O impacto da tecnologia e das redes sociais nas relações humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O impacto da tecnologia e das redes sociais nas relações humanas


O crescimento da tecnologia e consequentemente das “redes sociais” trouxe muitas mudanças no comportamento do homem perante asociedade; embora o surgimento dessas redes aparentemente tenha estreitado laços entre pessoas de diversos lugares ao mesmo tempo, a tendência atual é de um gradual aumento na distancia física entre aspessoas. Podemos observar que muitas pessoas trabalham em casa, pagam contas, fazem compras e até mesmo faculdade a distância.
É impossível deixar de reconhecer o quanto a tecnologia facilitou aexecução de algumas tarefas diárias, mas ao mesmo tempo em que esta tecnologia gera conforto e segurança nos meios de comunicação, também está criando pessoas egocêntricas, voltadas para o "eu", quepreferem se trancar em casa e utilizar o espaço virtual do que sair e interagir socialmente de uma forma mais próxima.
O filme “Denise está chamando”, é uma produção de 1995, e embora em questões derecursos tecnológicos esteja altamente ultrapassado - se comparado aos dias atuais – em termos sociológicos o contexto do filme continua facilmente aplicável a nossa atual realidade, mais até do que a daépoca na qual o filme foi produzido.
Esse filme relata a interação entre pessoas de classe média americana, que além de morarem sozinhas, estão altamente voltadas para suas próprias atividades, asquais desenvolvem durante a maior parte do tempo de forma isolada, com o auxílio quase que prioritário das tecnologias de comunicação (neste caso, basicamente o telefone). Além de mostrar a interaçãofísica limitada à realidade imaginária, os personagens revelam uma postura defensiva e omissa nas suas relações interpessoais.
Mas e se Denise “estivesse chamando” nos dias atuais? Em plena ebulição dosavanços e descobertas tecnológicas e no meio de tantos iPhones, smartphones, twitters e facebook’s?
As mudanças introduzidas em nosso padrão de sociabilidade, fez com que a relação entre os...
tracking img