O impacto da crise da bolsa em 1929 sobre o estado liberal ocidental e as reações posteriores.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTÃO PÚBLICA

O IMPACTO DA CRISE DA BOLSA EM 1929 SOBRE O ESTADO LIBERAL OCIDENTAL E ASREAÇÕES POSTERIORES.

MANAUS – AM
AGOSTO – 2011
ELIZETE SOCORRO DUTRA DE FREITAS – 20114226

O IMPACTO DA CRISE DA BOLSA EM 1929 SOBRE O ESTADO LIBERAL OCIDENTAL E SUAS REAÇÕES POSTERIORES.Trabalho solicitado pela Professora Rosana Zau Mafra, na disciplina Estado, Governo e Mercado, para obtenção de nota referente ao módulo básico do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública.

MANAUS – AMAGOSTO – 2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

A QUINTA FEIRA NEGRA E SEUS EFEITOS NO PLANETA 04

CONCLUSÃO 05

REFERÊNCIAS 06

INTRODUÇÃO

O Estado Liberal nos trouxe de novidade aproposta de liberdade, num sentido amplo em combate ao conceito de liberdade negativa onde só se fazia o que a lei não proibia.
A experiencia liberal teve grande participação popular e divide-se emtrês fases históricas quase que determinadas, sendo a 1ª fase correlacionada com a Revolução Gloriosa de 1688, na Inglaterra, onde se reivindicava em especial, os direitos individuais. Era a faseembrionária da indústria têxtil inglesa.
A segunda fase se inicia com a Segunda Revolução Industrial a partir de 1850, onde deu-se um grande salto econômico, tecnológico e político dentro do própriocapitalismo. Sucedeu-se um desenvolvimento capitalista sem proporções, onde não havia mais limites geográficos, políticos, morais ou até mesmo jurídicos.
Esta fase perdurou por volta dos anos 50-60 isto é,até às primeiras décadas do século XX, onde ocorreu um grande impacto dentro dos limites do próprio liberalismo econômico.
Durante a I Guerra Mundial, os setores industriais sofreram influencias decaráter voltadas para o conflito armado. O confronto travado entre Estados nacionais modernos, mobilizou os recursos da industria e da tecnologia para fins de destruição, com o surgimento de...
tracking img