O iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ILUMINISMO
O ILUMINISMO, também conhecido como ilustração ou Filosofia das luzes, foi um movimento intelectual e filosófico que teve origens na Inglaterra durante o século XVII e alcançou pleno desenvolvimento na frança do século XVIII ( conhecido como século das luzes) . As ideias defendidas pelos diversos pensadores iluministas espalhavam-se para outros centros culturais da Europa eacabaram se inspirando transformações políticas em varias sociedades da época, tanto européia como da America.
Como movimento de renovações, o iluminismo refletia o espírito de uma época . Um espírito que não aceitava mais o poder absoluto da Igreja Católica e que não concordavam e com as estruturas do Antigo Regime, entre elas o absolutismo monárquico.
O bem – estar humanidade, deacordo com o ILUMINISMO ,só seria possível se os homens conseguem dominar a natureza .Para poder dominá-la , seria preciso compreendê-lo . A ciência e a razão deveriam ser os instrumentos que permitiam conhecer e dominar a natureza libertar o ser – humano de certas “algemas” que o prendiam. Assim, o ILUMINISMO tinha uma tarefa específica: por meio do saber, deveria livrar- se:
* Dotradicionalismo religioso medieval;
* Das praticas supersticiosas e o poder da magia;
* Da divisão social dos homens baseada numa hierarquia de estratos determinada pelo nascimento.
Os iluministas formularam teorias defendendo ideais como:
* O liberalismo político e econômico (contra o absolutismo e o mercantilismo)
* Igualdade jurídica entre as pessoas ( contra adesigualdade Existente na sociedade estamental )
* A tolerância religiosa ou filosófica (contra o poder e o tradicionalismo da igreja, pela qual as pessoas teriam liberdade para escolher sua própria religião.
* A liberdade de expressão a educação do povo e etc.
Os iluministas acreditavam que tais elementos eram essenciais para a edificação de uma sociedade justa e para afelicidade do ser humano.
Segundo o filósofo Immanuel Kant , o ILUMINISMO representava a ousadia do saber , de o homem ter coragem de idealizar sua própria razão.















A RAZÃO ILUMINISTA
Desde o renascimento, o racionalismo firmava-se como o modo de pensar predominante no universo intelectual europeu. Isso quer dizer que se valorizar cada vez maiso papel da razão, do pensamento lógico, na tarefa de explicar as coisas, o que levou a um grande desenvolvimento da ciência racionalista.
O século XVIII costumava ser denominado como SECULO DAS LUZES, os filósofos desse período pretendia “iluminar” a mente das pessoas usando a “luz” da razão para eles, só mediante o uso da razão o ser humano poderia conhecer, compreender e julgar,ecom isso assegurar uma vida melhor para as pessoas.
PENSADORES ILUMINISTAS
Diderot e D’Alembert _ Os franceses Deus Diderot e D’Alembert foram os principais organizadores de uma Enciclopédia de vários volumes, elaborada com o objetivo de resumir os principais acontecimentos da época nos campos artísticos, científicos e filosóficos. Essa obra exerceu grande influência sobre o pensamentopolítico burguês. Em linhas gerais, defendia o racionalismo (em oposição à fé religiosa), a independência do Estado em relação à Igreja e a confiança no progresso humano por meio das realizações científicas.
Diderot é considerado, por muitos estudiosos, a principal figura da Enciclopédia. Assumindo-se ateu e materialista e rompeu decididamente com a teologia e filosofia tradicionais.MONTESQUIEU ( A SEPARAÇÃO DOS PODERES) O jurista Francês Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu (1689-1755), é autor de O espírito das leis, obra em que defendeu a separação Judiciário_ que durante o Antigo Regime estavam concentrados na figura do Rei. Defendia que, dessa forma, a liberdade individual estaria protegida e seriam evitados abusos da parte dos governantes....
tracking img