O idoso e suas dificuldades de acesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO BIBLICA DETALHES

1.INTRODUÇÃO

Bíblia, também chamada Santa Bíblia, livro sagrado ou Escrituras de judeus e cristãos. No entanto, as Bíblias do judaísmo e do cristianismo diferem em vários aspectos. A Bíblia judaica é composta pelas escrituras hebraicas - 39 livros escritos em hebraico -, com exceção de poucas partes redigidas em aramaico. A Bíblia cristã possui duas partes: oAntigo Testamento e os 27 livros do Novo Testamento. Os dois principais ramos do cristianismo - catolicismo e protestantismo - estruturam o Antigo Testamento de modo diferente (ver tabela adjunta).

Na versão primitiva, alguns dos livros adicionais foram escritos em grego como, por exemplo, o Novo Testamento. A tradução protestante do Antigo Testamento limita-se aos 39 livros da Bíblia judaica. Osdemais livros e adições são denominados apócrifos pelos protestantes e deuterocanônicos pelos católicos.

O termo Bíblia chegou ao latim do grego bíblia ou "livros", forma diminutiva de byblos, palavra que significa "papiro" ou "papel", material exportado do antigo porto fenício de Biblos. Na Idade Média, os livros da Bíblia eram unificados.

2.ORDEM DOS LIVROS

A ordem e o número doslivros bíblicos são distintos entre as versões judaica, protestante e católica. A Bíblia do judaísmo divide-se em três partes:

-Torá, ou Lei, também chamada livros de Moisés.
- Profetas ou Neviim, dividida em Profetas Antigos e Profetas Posteriores.
- Hagiográficos ou Ketuvim, que inclui os Salmos, os livros sábios e literatura diversa.

O Antigo Testamento cristão organiza os livros segundoseu conteúdo:

- Pentateuco, que corresponde à Torá.
- Livros históricos.
- Livros poéticos ou sábios.
- Livros proféticos.

O Novo Testamento inclui:

- Quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
- Atos dos Apóstolos, que narra a história dos primeiros tempos do cristianismo.
- Epístolas ou cartas de Paulo e outros autores.
- Apocalipse ou Livro da Revelação.

Algunslivros identificados como Epístolas, em particular a Epístola aos Hebreus, são, na verdade, tratados teológicos.

3. INSPIRAÇÃO BÍBLICA

Os primeiros cristãos herdaram do judaísmo a idéia de que as Escrituras constituíam uma fonte autorizada. De início, não se propôs nenhuma doutrina formal acerca da inspiração das Escrituras, como é o caso do islamismo sustentando que o Alcorão foi ditadodos céus. No entanto, os cristãos acreditavam que a Bíblia continha a palavra de Deus, transmitida por seu Espírito. Primeiro, através dos patriarcas e profetas. Mais tarde, pelos apóstolos. Os autores dos livros do Novo Testamento recorreram à autoridade das Escrituras hebraicas para apoiar suas alegações sobre Jesus Cristo.

4. IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA

A Bíblia, em suas centenas detraduções, é o livro de maior difusão na história da humanidade. Na história do pensamento humano, a Bíblia exerceu grande influência. Não só entre as comunidades religiosas, que a consideram sagrada. Na verdade, a literatura, as artes e a música ocidentais têm uma enorme dívida para com os temas, motivos e imagens da Bíblia.

5. O ANTIGO TESTAMENTO

O termo Antigo Testamento (da palavra latina para"aliança") aplica-se a estas Escrituras para diferenciar a "Antiga Aliança", estabelecida por Deus com Israel, e a "Nova Aliança", selada através de Jesus Cristo (ver Heb.8,7).

6. LITERATURA DO ANTIGO TESTAMENTO

Do ponto de vista literário, o Antigo Testamento constitui uma antologia de livros diferentes. Não é, apenas, um livro unificado em seus autores, data de composição ou estiloliterário. Em geral, os livros do Antigo Testamento são classificados como narrativas, obras poéticas, escritos proféticos, códigos legais ou apocalipse.

7. NARRATIVAS

Tanto no contexto, como em conteúdo, a grande maioria dos livros do Antigo Testamento são narrativos, isto é, referem-se a acontecimentos passados. Muitas obras narrativas do Antigo Testamento também é História, ainda que não se...
tracking img