O homem e a natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1
A) Conhecimento sensorial: Conhecimento sensorial esta ligada a interpretação individual do ser, com sentimentos imediatos com a capacidade de apreender realidades sensórias, tais com cores, odor, movimentos, paladar, temperatura, som, etc.

B) Conhecimento intelectual: Conhecimento intelectual é o conjunto de conhecimento, ele vai alem da aparência, o conhecimento intelectual podeaté utilizar o conhecimento sensorial como base, mas “tem por resultado a produção de conceitos gerais, abstratos, definições universais, relações ideais.”

C) Conhecimento popular: Saber popular é o conhecimento do povo, um conhecimento sobre os fatos. No decorrer de nossas vidas, vamos acumulando experiências, vivencias,são experiências casuais, fragmentadas sem uma analise critica, Saberpopular é aquele que nasce da tentativa do homem para resolver os problemas da vida no cotidiano.

D) Conhecimento científico: O conhecimento científico é o resultado de pesquisas cientificas, o saber científico desconfia de tudo e vai muito além das aparências ele se caracteriza por ser objetivo; independente de opinião pessoal é válido em todos os tempos e lugares. Quantitativo, porque é medido, éexpresso em linguagem matemática. É homogêneo por buscar leis gerais de funcionamento dos fenômenos. Generalizador; reuni individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões ou critério de medidas, mostrando que possuem a mesma estrutura. Diferenciador; não reúne nem generaliza por semelhanças aparentes. Só estabelece relações causais depois de investigação árdua ecomprovações que as justifiquem, rompe com a magia, porque apresenta explicações racionais para os fatos ou fenômenos, resulta do trabalho de investigação.


Questão 2
As concepções de ciências: Podemos destacar três como as principais concepções de ciências ou idéias de cientificidade, a racionalista que se estabelece da antiguidade grega até o final de século XVII, vê a ciência como umconhecimento racional dedutivo e demonstrativo.
Empirista: que vigora desde a medicina grega de Aristóteles até o final do século XIX; Admite a ciência como uma interpretação dos fatos a partir de observações e experimentações.
Construtivista: A mais recente, pois se inicia no século XX, defende que a ciência é uma construção de modelos explicativos para a realidade, não uma representação da própriarealidade.
Eu vejo a prática de Ensino de ciências no Ensino Fundamental ainda como uma grande decoreba, pois nos falta recurso para trabalhar pesquisas com o aluno, ou seja, dar o conceito e mostrar para ele como se chegaram até aquela conclusão. Mas, estamos avançando hoje os professores tem consciência que não é o detentor do conhecimento e esta disposto dialogarem, tornando as aulas deciências muito mais atraente para ambos os lados.
Questão 3
A) Cadeia alimentar é o percurso de energia presente nos organismos vivos, grupos de organismos com necessidades alimentares semelhantes a partir de um produtor, passando por um consumidor e finalizando com um decompositor
B) As plantas são chamadas de seres produtores, pois conseguem sintetizar seus alimentos (orgânicos). Os produtores sãoconsiderados organismos autotróficos. Eles transformam a energia luminosa em energia química, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.
C) Os decompositores são de grande importância para a cadeia alimentar, pois recicla a matéria orgânica, Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por micro-organismos, são também conhecidos comosaprófitos ou sapróvoros e estão representados como fungos e bactérias.
D) Na cadeia alimentar cada espécie tem um papel a desempenhar e uma posição a ocupar o que configura uma série de cadeias.


Questão 4
Questões ambientais
Em um País capitalista em que o consumo desenfreado é maior do que a preocupação com os recursos naturais para o futuro. Surgi o desfio o que deixar para as novas...
tracking img