O homem na idade paleolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que antes era parte do senso comum agora é comprovado cientificamente: praticar exercícios físicos ajuda também a combater os sintomas da depressão entre idosos, além de estimular a formação de novos neurônios mesmo depois dos 60 anos de idade.
O que era senso comum ficou comprovado cientificamente: as pessoas que se sentem injustiçadas no trabalho sofrem um aumento de tensão arterial e sãolevadas à depressão.
1-O Paleolítico As Comunidades Recolectoras
De acordo com a arqueologia, a Península Ibérica terá sido, não a primeira, mas uma das ultimas escalas da viagem que os mais antigos representantes do género Homo ( Homo Erectus ) iniciaram a partir de África em direcção á Ásia e à Europa . Aqui chegaram , ao fim do mundo, há pouco mais de um milhão de anos, provavelmenteatravessando e estreito de Gibraltar ,e logo se espalharam por toda a península . Homo Erectus
Os mais antigos artefactos ( calhaus pontiagudos ) produzidos pelo” Homem” encontrados no território da actual Península Ibérica, datam de há mais de 400 000 anos . São testemunhos da mais antiga forma de trabalhar a pedra, o “ACHEULENSE”. No entanto a nossa actual espécie, o género ” Sapiens-sapiens, não serelaciona com esta primeira vaga de “imigrantes “ Africanos.
Tal só aconteceu muito mais tarde , há aproximadamente 100.000 anos altura em que os primeiros Sapiens também provenientes de Africa, se espalharam por todo o lado coexistindo, com o Homo Erectus ,que acabaram por substituir. O continente Africano foi pois “ o laboratório”onde se processou toda a evolução do Género Homo . Podemos de factodizer sem medo de errar, que em ultima análise, todas as” raças”que actualmente constituem a nossa espécie , descendem dos escassos milhares de negróides que cruzando mares e oceanos a partir de Africa colonizaram todo o planeta .
As designações, “ Acheulense”, “ Abevilense” (Paleolítico inferior),” Mustierense” , (Paleolítico Médio), “ Aurinhacense” , ” Solutrense”, “ Magdalenense” (PaleolíticoSuperior), atribuídas aos diferentes complexos líticos Pré-Históricos, relacionam-se com os nomes das regiões, onde, pela primeira vez , foram encontrados estes artefactos de pedra ou osso. Cada uma delas atesta um estado diferente da evolução humana: do Homo Erectus ao homo Sapiens.
Chama-se Paleolítico ou Período da Pedra Lascada a esta época, porque as únicas ferramentas que o Homem conseguiaproduzir eram pedras lascadas, toscamente trabalhadas com o auxílio de outras pedras.
Produziam-se, assim, ferramentas variadas que evoluíram muito lentamente do simples seixo aguçado para utensílios mais trabalhados e de uso mais especializado – pontas de setas, machados, arpões, lanças, anzóis de osso, cortadores, raspadores, etc.
Do Homo Erectus ao Homo Sapiens foram encontrados pelaArqueologia vestígios abundantes que atestam a presença ininterrupta do Homem, neste território, desde há mais de um milhão de anos. Os homens que viveram nesta altura organizavam-se em clãs ou pequenas tribos . Habitavam tendas e, principalmente, cavernas que lhes serviam de abrigo e refúgio.
Numa paisagem que compartilhavam com animais ferozes e de grande porte, só unidos os podiam caçar. A caça e arecolha de alimentos silvestres (frutos, bagas, ervas) eram a base da sua sobrevivência.
Viver em grupo permitia, também, uma melhor distribuição de tarefas. Os homens caçavam, as mulheres e as crianças recolhiam frutos, preparavam alimentos, secavam e preparavam as peles com que se vestiam.
Este período a que chamamos Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada prolongou-se até há, aproximadamente, 12000 anos . O fim desta era coincide, por isso, com o fim da Idade do Gelo na Europa.
Não produzindo o seu próprio alimento, dependendo inteiramente dos recursos e das condições naturais, o Homem Paleolítico era um caçador recolector nómada . Deslocava-se à procura de caça e alimento, sempre que estes escasseavam no território que ocupava. Os confrontos com outras tribos eram frequentes pela...
tracking img