O homem em busca da autenticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISAL


Aline Cipriano Pinto












Reflexão sobre o Capitulo VII
O Homem em Busca da Autenticidade



















Lorena

2011



O que é serautentico?

“Podemos dizer que a autenticidade consiste no individuo ser realmente aquilo que é-em-profundidade. Consiste nele ser tudo o que é e apenas o que é: nem mais e nem menos.” (p.49)

“Aimagem de si deve ser a expressão, a consciência do organismo. Pode-se dizer que autenticidade é vida consciente. [...] aquilo que o individuo ‘pensa’ que é coincide com aquilo que o individuo é.” (p.49)“[...] ser autentica é ser ‘inteira’.” (p.49)

“Se para se defender ou agradar os outros, o individuo coloca ‘mascaras’ ou fachadas, então assumiu em si ‘corpo estranho’, já não é mais ‘inteiro’o que é-em-profundidade. Não é, portanto, autentico.” (p.50)

“Não existem modelos, exemplos dados de fora, para alguém ser autentico. Não se pode estruturar um molde para dizer como cada individuo‘deve ser’ ou o que ‘se espera que ele seja’ no plano da autenticidade.” (p.50)

“[...] A vida é fluxo e a autenticidade é coerência consigo mesmo no momento que passa. Isso desafia qualquerprevisão ou planejamento. Exige, no entanto, que o individuo queira e possa ser ele-mesmo, aqui e agora.” (p.50)

“[...] é necessário que ele construa uma imagem de si de acordo com o que ele sente querealmente é, e não de acordo com o que os outros dizem que-ele-é ou esperam-que seja ou afirmam-que-deveria-ser.” (p.51)

“A autenticidade pede que o individuo decida de acordo com o significado que ascoisas têm para ele e não com o intuito de agradar os outros, de cumprir normas sociais, etc.” (p.53)


Conclusão

Depois de refletir sobre o capitulo, percebi o “corpo estranho” que eu assumipara mim, assim deixando de ser-em-profundidade, mas também foi possível perceber que existem muitas coisas, de certa forma, escondidas nas partes mais profundas do meu ser.
Sou em pedaços, pois...
tracking img