Projeto cooperluxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO COOPERLUXO
RECICLANDO O LUXO DO LIXO

FASES DO PROJETO
(AVALIAÇÃO DA REALIDADE
(IMPLANTAÇÃO
(FUNCIONAMENTO
(GERENCIAMENTO

AVALIAÇÃO DA REALIDADE
(CONHECIMENTO DA REALIDADE LOCAL
A CIDADE ENVOLVIDA TEM HOJE UMA POPULAÇÃO FIXA DE APROXIMADAMENTE 90.000 HABITANTES, E NA ALTA TEMPORADA PODENDO CHEGAR ATÉ 400.000 HABITANTES, SEM DÚVIDA TODAS ESSAS PESSOAS GERAM MUITO LIXO.
OUTROFATOR IMPORTANTE É O SETOR COMERCIAL E DE SERVIÇOS, ONDE É GERADO MUITO MATERIAL PARA SE RECICLAR. NESTE CASO, A COOPERATIVA PODE FAZER PARCERIAS COMA REDE COMERCIAL E DE SERVIÇOS E ESTAR FAZENDO A COLETA DESSES MATERIAIS.
NO CASO DO LIXO, DEVIDO A INTERDIÇÃO A DA ÁREA ONDE ERA DEPOSITADO, CONHECIDO COMO LIXÃO NA, A PREFEITURA FOI OBRIGADA A REALIZAR O TRANSBORDO DE TODO O LIXO QUE A CIDADEPRODUZ, PARA OUTRA CIDADE, PARA UM ATERRO SANITÁRIO APROVADO PELOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS.
SEM DÚVIDA, TODO ESSE PROCESSO GERA UM ALTO CUSTO PARA A PREFEITURA DA CIDADE ENVOLVIDA..

NUM PRIMEIRO MOMENTO, A IDÉIA É FAZER UMA PARCERIA COM A PREFEITURA, E ANTES QUE TODO ESSE LIXO SEJA TRANSPORTADO, ELE PASSE POR UMA ESTAÇÃO DE TRIAGEM NA COOPERATIVA ONDE SERÁ SEPARADO TODO O MATERIAL RECICLÁVEL, E O RESTANTESERÁ ENVIADO À ESTAÇÃO DE TRANSBORDO.
UM DOS PONTOS POSITIVOS DO PROJETO, É QUE APÓS ESSE PROCESSO O VOLUME DE LIXO A SER TRANSPORTADO PELA PREFEITURA, SERÁ CONSIDERAVELMENTE MENOR, CONSEQUENTEMENTE DIMINUINDO CUSTOS.
OUTRO PONTO POSITIVO DO PROJETO É A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA PARA AS PESSOAS, ALÉM DE HUMANIZAR A ATIVIDADE DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
PARALELAMENTE A ESSEPROCESSO, SERÁ IMPLANTADA A COLETA SELETIVA NOS BAIRROS DA CIDADE.

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO EMPREENDIMENTO

APÓS AVALIARMOS TRÊS COMPONENTES PRINCIPAIS, COMO, ESTIMATIVA DE RECEITA, DA DESPESA E DEFINIÇÃO DE UM RENDIMENTO MÉDIO POR CATADOR, CHEGAMOS A CONCLUSÃO DE QUE A COOPERATIVA SERÁ AUTO SUSTENTÁVEL.




IMPLANTAÇÃO DA COOPERATIVA

ORGANIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE
AIMPLANTAÇÃO BEM SUCEDIDA DE UM PROJETO DE COOPERATIVA DE RECICLAGEM, ASSOCIADA A UM PROGRAMA DE COLETA SELETIVA, EXIGIRÁ UMA INTENSA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE, EM TODAS AS FASES DE SEU DESENVOLVIMENTO.
O MOTIVO MAIS ÓBVIO É QUE CABERÁ À POPULAÇÃO SEPARAR DO LIXO E FORNECER, VOLUNTARIAMENTE, OS MATERIAIS QUE CONSTITUIRÃO A MATÉRIA-PRIMA DO TRABALHO DA COOPERATIVA.




PRIMEIRA FASE: DIFUSÃO EENRAIZAMENTO

NO PRIMEIRO PERÍODO, É IMPORTANTE CRIAR MECANISMO DE INFORMAÇÃO QUE PERMITAM A DISCUSSÃO DO PROEJTO, AINDA EM FORMAÇÃO, CRIANDO LIGAÇÃO JUNTO À COMUNIDADE E TORNANDO-O CONHECIDO DA POPULAÇÃO E DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.
NESTE SENTIDO, PALESTRAS, SEMINÁRIOS E EXERCICIOS DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO CENTRADOS NA GESTÃO DOS RESÍDUOS MUNICIPAIS FAVORECERÃO O ENTENDIMENTO E A ASSIMILAÇÃO DO PROEJTOPELOS QUADROS MUNICIPAIS E PROPICIAM MELHORES CONDIÇÕES PARA A EXECUÇÃO DE AÇÕES INTEGRADAS, POTENCIALIZANDO A CAPACIDADE DE APOIO DA PREFEITURA.
OUTRO PONTO IMPORTANTE É ESTABELECER CONTATO COM OS JORNAIS, ESTAÇÕES DE RÁDIO OU TV LOCAL, PARA AMPLIAR A DIVULGAÇÃO DO PROJETO, SEUS PROPÓSITOS E NECESSIDADES. OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO SERÃO TAMBÉM DE GRANDE UTILIDADE NO MOMENTO DO LANÇAMENTO DACOLETA SELETIVA, PARA ESCLARECER À POPULAÇÃO SOBRE OS MATERIAIS A SEREM SEPARADOS, DATAS DO INÍCIO DO PROGRAMA, BAIRROS COBERTOS PELO SERVIÇO E ASSIM POR DIANTE.

SEGUNDA FASE: LANÇAMENTO DA COLETA

NESSA FASE, SERÁ PRECISO BUSCAR TODAS AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO PARA QUE SE CONSIGA LEVAR AS INFORMAÇÕES AO MAIOR CONTINGENTE POSSÍVEL DA POPULAÇÃO ATINGIDA PELO PROJETO, QUE DEVE ESTAR MOBILIZADA PARAAJUDAR E CIENTE DE COMO PARTICIPAR, COMO VAI FUNCIONAR A COLETA SELETIVA, COMO SEPARAR SEUS MATERIAIS, ONDE E COMO ENTREGÁ-LOS. PARA TANTO É PRECISO DESENVOLVER ESSAS AÇÕES NO SENTIDO DE ESTIMULAR NOVOS COSTUMES E ATITUDES SOLIDÁRIAS.













CONSTITUIÇÃO DO GRUPO DE CATADORES

A CONSTITUIÇÃO DO GRUPO DE CATADORES ENVOLVE UMA SÉRIE DE PROCEDIMENTOS QUE, SE BEM CONDUZIDOS,...
tracking img