O grupo e a horda primeva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O GRUPO E A HORDA PRIMEVA

Neste capitulo, Freud descreve sobre a horda primeva, que conforme Darwin seria a forma da sociedade primitiva humana formada por um bando de pessoas, irmãos que viviamsob a liderança e repressão de um macho poderoso.
A ausência de uma personalidade individual consciente, pensamentos e sentimentos focados em uma direção comum, à predominância do lado afetivo damente, tudo isso para ele corresponde a um estado de regressão a uma atividade mental primitiva, que estaria atribuída justamente à espécie que ele chama como horda primeva.
Os grupos humanosapresentam esse modelo característico de um individuo com força superior ser o líder em meio a um bando de companheiros iguais. O grupo seria então uma revivescência da horda primeva.
Desde o princípio,existiam dois tipos de psicologia, a dos membros individuais do grupo e a do pai, chefe ou líder. Os membros do grupo uniam-se entre si, o pai da horda primeva, porém, era livre. Os atos dele sempreeram fortes e independentes, e sua vontade não necessitava do reforço de outros. O pai na horda primeva era superior, confiante, narcisista e independente.
Contudo se morresse era substituído por umfilho mais jovem. O sucessor recebia a possibilidade de satisfação sexual, antes reprimida pelo pai, e por esse meio uma saída para as condições de psicologia em grupo.
O modelo na horda primeva, jáse achava constituído, os filhos sabiam que eram igualmente perseguidos pelo pai primevo e o temiam igualmente.

A derivação do grupo a partir da horda primeva serve para ajudar-nos a entender oque é incompreensível e misterioso nas formações de grupo.

É feita uma analogia entre o líder de um grupo e o pai primevo As características para as formações grupais, baseiam-se na sugestão,podendo ser remontadas com origem na horda primeva.

O líder do grupo ainda é o temido como pai primevo, ao passo que o grupo deseja ter essa liderança e possui essa necessidade de ter uma força...
tracking img