O grande boom do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
" Mas a segunda guerra mundial, a reconstrução e o perído de prosperidade que a seguiu, a descolonização, a internacionalização do capital e as novas industralizações do terceiro mundo marcam um nvo surto do capitalismo em escala mundial." (p. 301)

"Ao fim da primeira guerra mundial, os Estados Unidos são a primeira potência do mundo; mas é em seu território que eles desdobram sua expansão esobre as américas que eles estendem seu poder" ( p. 302)

"Os Estados Unidos detêm 80% das reservas de ouro. Dispõem de um exército poderoso e da bomba atômica." ( p. 302)

" Diante da URSS, cujo poder também se fortaleceu e cuja influência territorias se estende, os Estados Unidos assumem a função de dirigentes do campo capitalista" ( p.301,302)

"Em 1944, é introduzido em Bretton Eoods umsistema fundamentado na definição de cada moeda em relação ao ouro e às paridades de câmbio fixo: esse sistema é chamado de "padrão de câmbio de ouro" ( gold exchange Standard); de fato, pelo menos os quinze primeiros anos, o dólar será a pedra angular dsse sistema de pagamento" ( p. 303)

" Uma vez vencidos a Alemanha e o Japão, vão se desenvolver dois movimentos que dominam o imediatoapós-guerra e são determinantes para o conjunto do período:
1) o Fracionamento do mundo em dois blocos, um dominado pelo Estado Unidos , o outro dominado pela URSS;
2) a descolonização." ( p. 303)

" Através do esforço de industrialização prescirto por Stalin,ants e durante a guerra, a URSS,se tornou uma grande potência industrial." ( p.303)

" (...) Então, começa uma partida de jogo de Go em escalaplanetária, com cada uma das potências colocando seus peões, reforçando as zoanas onde domina, ameaçando aquelas onde o outro parece fraco; com excepcionais perídos de tensão que permite medir até onde não se pode ir mais longe."( p.304)

" Os Estados Unidos institucionalizam suas alianças militares, nas américas ( 1947) no Atlântico norte ( 1943), na Ásia do Sudoeste (1945)." ( p.304)

" AURSS por sua vez, estableceu desde o fim desde o fim dos anos 40, sólidos vínculos - políticos, econômicos, militares- Com as democracias populares da Europa." (p. 304)

" Ao mesmo tempo, nasce um outro mundo: o Terceiro Mundo. Nasce principalmente do poderoso movimento de descolonização engedrado através da guerra, pelo fortalecimento, aqui de novas burguesias, e ali da intelectualidade, pelaconscientização do caráter insuportável e não inelutável da dominaçãp colonial, pela vontade de independência." (p. 304-305)

Uma prosperidade excepecional

"(...) Na década de 1938-1948, a taxa do crescimento industrial é da mesma ordem que a taxa mais elevada alcançada desde o século XIX, npos anos 1900-1913. E sobre essa base já elevada, começa uma nova fase excepcional de crescimento(..)"(p.311)

" Nesse movimento geral o peso do mundo capitalista desenvolvido continua predominante: três quintos da produção industrial e dois terços do comércio mundial; e os Estados Unidos domina: Um terço da produção industrial mundial." (p. 311)

" (...) E se afrima uma tendência para a industrialização nos países do Terceiro Mundo: em parte, efeito da internacionalização dos gruposindustriais dos países capitalistas desenvolvidos; em parte resultado de iniciativas - privadas ou estatais- próprias a esses países." (p. 313)

" o crescimento do após- geurra é o maior já conhecido pelo conjunto dos países capitalistas. Mais lento na Grâ- Bretanha , apreciável nos Estados Unidos dado o elevado nível da produção no fim dos anos 1940, ele é particularmente considerável na França e naAlemanha, e mais ainda no Japão." (p. 314)

" O aumento da produtividade foi obtido através dos diferentes modo de coação ao sobretrabalho, aperfeiçoados pelo capitalismo no decorrer de seu desenvolvimento."

" Portanto é através de um processo diversificado de coação ao sobretrabalho e com base num considerável sforço de acumulação que permite a instalação de materiais modernos que foi obtido...
tracking img