Rumo ao abismo econmico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo do capítulo: Interpretação da economia mundial, a qual afirma que é preciso uma profunda reconstrução do período para que ajude a captar o efeito na história do século XX, do colapsoeconômico entre as guerras.
Situação vivenciada: Segunda metade do século XX - Colapso econômico mundial dado pela crise.
 O colapso econômico = Grande Depressão ( retrato de que a economia capitalistapareceu desmoronar, após a primeira guerra,)

 “Ciclo do comércio”  expansão e queda. Destaca-se um período de ondas longas de desenvolvimento mundial após o boom da economia. Os socialistas diziamque o ciclo poderia trazer perigo para a sobrevivência do capitalismo e tornava-se o sistema fácil de ser superado.

 A história da economia mundial mediante o processo técnico acelerou desde aRevolução industrial, mas não cessou e sim diminuiu o ritmo de crescimento na Grande Depressão de 1929-1933.
As migrações antes às guerras foram as maiores registradas, mas no período de 1930 parouquase por completo. Isto traz uma informação como o comércio mundial fora atingido, a qual foi estagnada na maioria dos países  Para Hobsbawn um dos motivos para a estagnação era que os países estavampreocupados em proteger as suas economias do colapso mundial.

 Nos países não atingidos pelas revoluções e guerras civis, os trabalhadores que esperavam uma melhor situação não forambeneficiados e fizeram pender para o lado dos patrões. Mesmo naqueles países que utilizaram dos princípios firmes de moedas estáveis não conseguiriam prevalecer, sendo a Alemanha e a Rússia atingidas peladesvalorização do sistema monetário. Uma explicação dada pelo excesso de empréstimo no período foi de que na maioria dos países perderam suas poupanças privadas, e foi um das razões para que fosse projetadona Europa o fascismo.

 Houve uma recessão na economia americana observada pelos especialistas da liga das Nações como um declínio na produção básica que acarretou uma crise nos outros países...
tracking img