O gebo e a sombra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inspirada na peça homónima escrita por Raul Brandão, “O Gebo e a Sombra” é a mais recente obra cinematográfica escrita e realizada por Manoel de Oliveira, um cineasta que continua com um vigor surpreendente aos 103 anos de idade. Alicerçado por um desempenho notável por parte de um elenco constituído por nomes como Claudia Cardinale, Michael Lonsdale, Luís Miguel Cintra, Leonor Silveira, RicardoTrêpa e Jeanne Moreau, Manoel de Oliveira transporta-nos para o interior de um drama humano intenso, profundo, por vezes tocante, onde um contabilista de idade avançada procura sustentar a mulher (Cardinale) e a nora (Silveira), enquanto esconde um segredo sobre o passado do filho (Ricardo Trêpa).
  Drama profundo e intimista, “O Gebo e a Sombra”, coloca-nos perante uma família de gente pobre,que vive com as incertezas de quem não sabe o que o futuro lhe reserva. Doroteia (Claudia Cardinale) aguarda ansiosa pelo regresso do filho idolatrado, enquanto Gebo e Sofia também esperam o regresso de João, ao mesmo tempo que o temem. Subitamente João reaparece e todo o quotidiano destes personagens muda, com este a revelar uma revolta indómita contra o destino, sendo incapaz de reconhecer o valorda sua família. O regresso de João marca uma ruptura no quotidiano desta família, que aos poucos parece partilhar das características da sua habitação e degradar-se a um ponto que resultará em tragédia.
  Alicerçado nos belíssimos desempenhos do elenco, onde se destaca Michael Lonsdale como Gebo, um indivíduo que procura a todo o custo sustentar a sua família, ao mesmo tempo que tenta manter asua honra e não ceder ao crime, Claudia Cardinale como Doroteia, uma mulher destruída pela vida que tem uma visão fantasiosa do filho e uma Leonor Silveira com uma candura de cortar o coração, Manoel de Oliveira transporta-nos para um drama familiar intenso, onde as sombras escondem os gritos das almas que partilham uma casa degradada, uma casa pouco iluminada pela luz e pelo destino, na qual Geboprocura manter a sua honra.
  A casa é o paradigma desta família. Outrora com esperança, esta é marcada pela humidade nas suas paredes, pelo desgaste dos seus móveis, marcada pela luz difusa que permeia o cenário do filme, uma decisão inteligente, que permitiu criar uma sensação de maior intimidade entre o espectador e os personagens, ao mesmo tempo que aparenta uma calma que por vezes existe nosrostos destes personagens, mas não nas suas almas. Esta casa é praticamente o único cenário do filme, ganhando destaque não só pela sua decoração e iluminação, mas também pelos longos planos estáticos de Manoel de Oliveira, que realçam não só o elenco, como adensam a dimensão teatral da obra, com os personagens algumas das vezes a terem longos monólogos, personagens que entram e saem da casa (ofora de campo tem um papel relevante na narrativa), enquanto o elenco impressiona pelo qualidade que imprimem para a narrativa.
  Manoel de Oliveira conseguiu reunir um elenco bastante coeso, onde sobressaem não só Claudia Cardinale, uma actriz que dispensa apresentações e ainda continua a encher o ecrã com o seu talento, sendo acompanhada por um Michael Lonsdale impressionante, conseguindoimprimir bem a dificuldade sentida por Gebo em conseguir manter toda a estrutura familiar a funcionar, enquanto lida com o fantasma da sombra do filho. Estes são acompanhados por um Luís Miguel Cintra com um papel que serve para efectuar uma leve crítica ao gosto do público, uma Leonor Silveira com uma enorme candura, capaz de transmitir as dúvidas que assolam a mente da sua personagem e um RicardoTrêpa como a “sombra” de Gebo. Com um trabalho de fotografia notável, um argumento bem escrito, este trabalho do elenco ganha uma dimensão notável, aliada à beleza que Manoel de Oliveira imprime às suas obras cinematográficas.
  Drama sobre gentes remediadas, que vivem com a incerteza do amanhã, “O Gebo e a Sombra” marca a mais recente obra cinematográfica realizada por Manoel de Oliveira, um...
tracking img