A bela e a fera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESQUEMA DE PORTUGUES SOBRE O SIMBOLISMO

*O simbolismo , tendo inicio no final do século XIX.Esta fase literaria inicia-se com a publicação em 1893, de Missal e Broqueis, do poetaJoao da Cruz e Sousa.tendo uma ruptura artística radical com a mentalidade cultural do Realismo-Naturalismo, buscando fundamentalmente retomar o primo das dimensoes não-racionais da existencia.
Osimbolismo redescobre e redmensiona a subjetividade, o sentimento, a imaginação, a espiritualidade, busca desvendar o subconsiente e o inconsiente nas relaçoes misteriosas e transcedentes do sujeitohumano consigo proprio e com o mundo. Na época em que o simbolismo se desenvolveu no Brasil em 1839, com a publicação de missal (prosa poética)e Broqueis.Na Europa, Italia e Alemanha buscavam aunidificação e reinava uma paz que foi usada na preparação para a primeira guerra-mundial (1914-1918).A linguagem simbolista, se caracterizava como abstrata e sugestiva, atribuindo um certo misticismo ereligiosidade as obras.
O surgimento do estilo simbolista reflete a grande crise de valores racionalistas da civilização burguesa, na virada do século XIX para o século XX.
Os poetas dessa épocavalorizavam muito os misterios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. A morte é vista como uma especie de libertação.
A virada do século XIX para XIX.
*Crise doracionalismo burguês
*Declinio das doutrinas positivas e deterministas.
*Novas descobertas cientificas e filosoficas: a fisica relativista de EINSTEIN, a psicanalise de FREUD ( da importancia dos sonhos, doimaginario e do inconsciente ) e as teorias filosoficas de SCHOPENHAUER e NIETZSCHE.
*Desgaste das disputas colonialistas da burguesia industrial.
*Emergencia da primeira guerra mundial (1914-1918)*Anuncio da Revolução Russa 1917.
AUTORES E OBRAS
*Camilo Pessanha (1867-1926) obra: clepsidra (1920).
*Antonio Nobre (1867-1900) obra: só (1892),...
tracking img