O fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A criança com dificuldades de aprendizagem muitas vezes é rotulada, sendo chamada de “ perturbada” ou “ incapaz”.
Através do lúdico o individuo pode brincar naturalmente ,testar hipóteses ,explorar toda a sua espontaneidade criativa .O jogar é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. O jogo não é simplesmente umpassa tempo para distrair os alunos , ao contrário , corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual. Estimula a observar e conhecer as pessoas e s coisas do ambiente em que se vive.
Para o aluno os jogos se tornam um interessante egostoso tratamento já que tem a oportunidade de se aprender brincando.
Os problemas de aprendizagem não são restritos nem a causas físicas , nem a causas psicológicas e nem a análise sócias. Entre as principais causas das dificuldades de aprendizagem e de ajustamento escolar estão as causas emocionais e sócio- econômicas.
Crianças que apresentam o quadro de fracasso escolar atribuem isso aincompetência pessoal ; se sentem envergonhadas, duvidam de si mesmas , tem baixa estima e das demandas da aprendizagem , o que caracteriza esse fracasso.

Profissionais da área educacional, comprometidos com a qualidade da prática pedagógica, reconhecem a importância do jogo como um veículo para o desenvolvimento social ,emocional e intelectual dos alunos.Através do jogo o indivíduo pode brincarnaturalmente ,testar hipóteses ,explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo cria uma situação de regras que proporcionam uma zona de desenvolvimento proximal do () aluno.O jogo dramático ,envolve personagens e sentimentos.
A ação ,durante o movimento do jogo provoca espontaneidade.Os jogos proporcionam a criança adquirir o domínio da comunicação com os outros.O jogo seria então a articulaçãoentre o desejo , a afetividade e inteligência e os processos de apropriação do conhecimento e avançar das zonas de desenvolvimento.Momentos de atividades significativa que proporcionem processos de desenvolvimento ressaltariam o valor do sucesso escolar como algo verdadeiro e realmente importante para a criança .A relação entre educadores e alunos deve ser verdadeira e de troca de experiências eopiniões, favorecendo um clima harmônico para a socialização do conhecimento.
O uso dos jogos proporciona segundo Rego ( 2000,p.79), uns ambientes desafiadores,capazes de “ estimular o intelecto” proporcionando a conquista de estágios mais elevados de raciocínio.”Isto que dizer quer dizer o pensamento conceitual é uma conquista que depende não somente do esforço individual mas principalmente docontexto em que o indivíduo se insere, eu define ,aliás, seu “ ponto de chegada”.
O papel do professor durante o processo didático- pedagógico é provocar participação coletiva e desafiar o aluno a buscar soluções.Através do jogo pode-se despertar na criança um espírito de companheirismo ,cooperação e autonomia.
Apesar de tantas teorias defenderem uma aprendizagem por meio dos jogos e dosmovimentos espontâneos da criança ,elas estão longe de usufruir de uma pedagogia fundamentada na ludicidade ,criatividade e na expressividade livre dos atos.Para que isso ocorra de maneira proveitosa torna-se necessário aperfeiçoar e instruir professores ,sendo que a utilização dos jogos de forma errônea é o principal ponto negativo deste recurso ;por isso , é necessário atividadesdidático-pedagógicas,propondo uma interação coletiva, na criatividade , na ludicidade envolvendo todo o contexto escolar.
Exemplos de algumas atividades com função educativa.
Jogo de palavras/ jogo do telefone sem fio/ trava-línguas
Este jogo poderá envolver várias matérias como, por exemplo, ciências físicas e biológicas, geografia ou história, uma teoria ou um teorema, uma lei natural ou outro tema...
tracking img