O folclore brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O FOLCLORE BRASILEIRO...

Práticas Pedagógicas









Professora: ALESSANDRA MUNIZ

4ª Séries F

Novembro
2011




O Folclore Brasileiro

RESUMO: O folclore é uma ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos. Saber popular transmitido de pai para filho. Cada povo tem seu jeito de explicar o que acontece a sua volta e para isso contam passagensimportantes da nossa história.
Folclore também é Literatura. As inspirações do Romantismo e muitas correntes do Modernismo são tirados do folclore. É de valor integral na cultura. Merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectuais, artísticos, educacionais, recreativos e técnicos. Assim ele favorece a aprendizagem e facilita o trabalho, formando bons hábitos e atitudes.Características, leis que o protegem, tipos de folclore, mitos, lendas, folguedos e festas, danças, artesanato e culinária, brincadeiras e cantigas infantis, adivinhas e parlendas, crenças, amuletos e simpatias, cordel e repentes, religião e cultos populares serão estudados e facilitarão o seu aprendizado.



INTRODUÇÃO
O QUE É FOLCLORE?

O Folclore é o conjunto de manifestações de caráter popularde um povo, ou seja é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). São mitos, histórias populares, lendas, danças, crenças, músicas, jogos, provérbios, adivinhações, poesias, tradições ecostumes que são transmitidos de geração em geração basicamente de forma oral e que faz parte da cultura popular.
O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. Folclore foi uma palavra criada por William John Thoms - um arqueólogo inglês - quando, no dia 22 de agosto de 1846, publicouuma carta no jornal O Ateneu, de Londres, mostrando a necessidade da existência de um vocábulo destinado a denominar o estudo das tradições populares inglesas. Desde a data da publicação da carta passou a ser comemorado, no mundo inteiro o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore.
A palavra folclore foi formada da união de dois termos oriundos do antigo inglês falado na Inglaterra: folk (povo) elore (conhecimento) e substituiu o que, na época, era chamado de antiguidades populares. Na carta escrita ao jornal londrino William John Thoms usou o pseudônimo Ambrose Merton e pediu que se fizesse um registro de antigas lendas, crenças em desuso, baladas, velhos costumes, fatos curiosos, de sua terra. O termo foi aceito e logo incorporado por todos os países civilizados, em suas respectivaslínguas. O estudo do Folclore é o estudo da própria alma de um país, é o estudo do modo de ser da gente do povo, das suas maneiras de pensar, de agir e de sentir, é o estudo da feição nacional nas suas bases mais profundas e mais características. É a expressão cultural mais legítima de um povo. E como expressão do povo faz parte de sua riqueza cultural e portanto, está inserido em seu patrimôniocultural.

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho foi organizado tendo como objetivo precípuo proporcionar ao aluno o conhecimento das mais diversas formas de cultura vivenciadas pelo folclore brasileiro em todas as regiões do país. Uma vez assim disposto, far-se-á necessário, toda a relevância dada ao desenvolvimento do mesmo para que o aluno tenha o suporte básico à sua pesquisa e perceba o quão ricoé o “Folclore Brasileiro”.
No entanto, para conhecer melhor o folclore brasileiro você deverá ler, pesquisar e anotar os fatos considerados necessários e importantes, uma vez que o mesmo proporciona o conhecimento do nosso povo e seus costumes bem como preserva as nossas tradições. Depois de visitar a Internet, ler os livros disponíveis sobre o assunto, será mais fácil transmitir aos outros...
tracking img