O fisico prodigioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: o fisico prodigioso
Autor: Jorge Cândido de Sena
Edição: 201,babel
Local de edição: portugual
Editora:babel
N.o de páginas:124

NOTAS SOBRE O AUTOR:
Jorge candido de sena é um Escritor português nasceu em 2 de Novembro de 1919 em Lisboa, Foi poeta, crítico, ensaista, ficcionista,dramaturgo e professor universitário.
Licenciou-se em Engenharia Cívil na Universidade do Porto.
Ainda durante os estudos universitários, publicou sob o pseudónimo Teles de Abreu, as suas primeiras composições poéticas em periódicos como a "Presença"
Em 1942, foi publicada a sua primeira obra poética: "Peregrinação", fez varios trabalhos como tradutor de poesiaDurante os anos 50, afirmou se como uma das presenças mais influentes e complexas da cultura e literatura portuguesas; e foi durante essa década que publicou algumas das suas mais conhecidas obras poéticas ("Metamorfoses", "Evidências".
A sua postura contra a ditadura fascista levou o em 1959, após o envolvimento numa tentativa falhada de golpe de Estado militar contra oregime salazarista, a ila-se, em 1959 no Brasil, onde ensina Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura.
publicou então, uma série de obras ensaísticas como "Da Poesia Portuguesa" e desenvolveu uma intensa actividade como congressista, não deixando ainda de, como redactor no jornal "Portugal Democrático", participar em acções de denúncia da ditadura a partir do exterior.Ao longo dos anos foi publicando livros de ficçao colectânea de contos e varias obras poeticas.
Em 1965 vai viver para os Estados Unidos da América com a sua mulher Mécia de Sena, de quem teve nove filhos, onde dirige até ao fim da sua vida o Departamente de Português e de Literatura na Universidade de Santa Barbara, na Califórnia.
Após o 25 de Abril, recebeu várias homenagens públicas emPortugal, tendo sido condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique e, a título póstumo, com a Grã Cruz da Ordem de Santiago e Espada.
Jorge de sena morreu em a 4 de Junho 1978 em Santa Barbara, Califórnia,
E considerado um dos maiores intelectuais portugueses do século XX, Sendo a sua obra de ficção mais famosa é o romance autobiográfico Sinais de FogoRESUMO / ARGUMENTO:
Esta obra é baseada na obra Orto do Esposo um texto iterária de caráter religioso Trata-se de uma importante fonte para a compreensão da espiritualidade e do pensamento no Portugal da Idade Média.
E ispiraçe em episodios narativos desse livro o do homem com poderes mágicos de cura através do seu sangue virgem, e o do homem que nãoconseguiam enforcar porque o diabo o levantava no ar.
A história decorre na Idade Média e conta a historia de um jovem, que e acediado pelo diabo, que se apaixona por ele no que resulta num pacto entre ambos vendendo o seu corpo ficando em protecçao do diabo e obtendo vários poderes em troca.
A novela começa com a aparagem rapida do jovem para um rápido banho de rio apos uma viajem sem destino, diabo apaixonado venha assediar seu corpo apos de ver o jovem nú, prática que o cavaleiro aceita, resignado.
Recebendo poderes de cura e imortalidade e de invisibilidade graças a um barrete mágico concedido ao jovem e pela presença protectora do próprio diabo.
Durante o seu banho no rio surgem tres donzelas que hipnotisadas por ver o rapaz nú se aproximaram e lhe oferecem hospedagem em umcastelo cuja rainha,dona urraca era viúva, encontra-se moribunda,por falta de amor
uma oportunidade para o jovem por em prova os seus novos poderes, Diz-se que salvadorda rainha seria um grande homem, e que deveria cumprir três requisitos básicos: ser filho de um rei, ser um grande físico e ser virgem, condições (mais ou menos) preenchidas por nosso herói, pois sua mae nao era rainha,nem...
tracking img