O Fim Do Mercantilismo Al M De Trazer Grandes Mudan As Para As Col Nias E Para Os Pa Ses Rec M Independentes Marcado Pela Introdu O Do Capitalismo

1523 palavras 7 páginas
O fim do Mercantilismo além de trazer grandes mudanças para as colónias e para os países recém independentes é marcado pela introdução do capitalismo, desta forma a Inglaterra é a pioneira na revolução industrial e o berço do capitalismo, o poder da Inglaterra durante os séculos XVIII e XIX foi evidente, mas com tantos avanços tecnológicos em outros países, a Inglaterra entra em declínio no século XX, marcado pela perca das colónias da América e a ascensão dos Estados Unidos, e nas produções estagnadas junto com os equipamentos obsoletos.
Como pioneira na industrialização a Inglaterra paga o preço de amadurecer muito cedo, pois por volta da metade do século XIX, já tinha alcançado todos os estágios de industrialização. E países como Estados Unidos, França e Alemanha já se maduraram enquanto a Inglaterra demorou 80 anos, pois estes países aproveitaram todos os avanços tecnológicos da Inglaterra para avançar etapas da industrialização. Logo nas primeiras décadas com século XX a Alemanha e Estados Unidos já haviam ultrapassado a Inglaterra em produção industrial bruta.
O inicio do século XX foi realmente bastante conturbado além da Inglaterra perder espaço para novas potências económicas. A Primeira Guerra Mundial é vista como o grande acontecimento do século XX, pois põem fim a uma época sem conflitos na Europa (1871 a 1914) este período é marcado pelo grande momento da burguesia graças ao crescimento do capitalismo imperialista junto à exploração dos proletariados.
Os motivos para a Primeira Guerra Mundial podem ser listados de duas maneiras que são os acontecimentos gerais e específicos.
Os acontecimentos gerais são a concorrência entre os países industrializados, pelos mercados internacionais, sendo umas das maiores disputas entre a Inglaterra e Alemanha que já não conseguiam exportar todos seus produtos. O atrito entre as grandes potências devido às colónias africanas, com atraso da Alemanha, Itália e do Japão em praticar o neocolonialismo restaram poucas

Relacionados

  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas