O filme “nascido em 4 de julho” e as relações internacionais, por gills lopes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Nascido em 4 de julho” e as Relações Internacionais, por Gills Lopes

Esta postagem traz um resumo do filme “Nascido em 4 de julho” (Born on the Fourth of July), do cineasta Oliver Stone,que conta com Tom Cruise como protagonista. A película é de 1989 e retrata o lado da Guerra do Vietnã que o governo norteamericano tentava/tenta esconder de sua população.


Também é possívelencontrar nas Referências Bibliográficas as normas da ABNT que regulamentam resumos e referências de filmes e DVDs.


Pipocas à mão e vamos lá:


NASCIDO em 4 de julho. Direção: Oliver Stone.Intérpretes: Tom Cruise, Kyra Sedgwick e outros. Roteiro: Oliver Stone, Ron Kovic, 1989. 1 DVD (144 min), widescreen, color. Baseado na obra homônima de Ron Kovik.


A Guerra do Vietnã desmoralizou edividiu a nação, em meio a cenas televisivas de motins e manifestações contra a guerra; destruiu um presidente americano (no caso, Richard Nixon); (…) e, o que interessa mais, demonstrou o isolamentodos EUA.
Eric Hobsbawm


Pela citação e pelo filme analisado, pode-se fazer uma alusão à Guerra do Vietnã (que durou entre 1964 e 1975) não só como uma guerra em que foram despejadas inúmerasbombas e somas de dinheiro, mas também como uma radiografia contendo os malogros da sociedade estadunidense à época.


Resumidamente, o filme gira em torno do típico herói norteamericano: bonito,forte, rápido, jovem e, acima de tudo, patriota, o qual vê na batalha contra os vietcongues uma ótima oportunidade de demonstrar todo esse sentimento nacionalista – alimentado ainda pelas ForçasArmadas daquele país. Ron Kovic está cego quanto aos riscos que correrá na Ásia. Apenas uma luz o norteia: a possibilidade de levar a democracia americana a todos os povos; ser útil à pátria sob o slogan“ame-a ou deixe-a”. Foi nesse sentido que o governo norteamericano classificou a Guerra do Vietnã. Porém seria mais fácil se ele tivesse revelado os motivos reais pelos quais a fabricou.


Para...
tracking img