O feitico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA




















A ORGANIZAÇÃO E SEUS LÍDERES

























SÃO PAULO

2012
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA






























Wanner Hirono – RA:















SÃO PAULO

2012
INTRODUÇÃO

Muito se tem escrito, falado e discutido sobreliderança. O líder é o denominador comum, o agregador de um grupo, que leva os demais a um objetivo comum. A liderança é uma espécie de “convocação” de habilidades possuídas por uma maioria, mas utilizada por uma minoria. As dificuldades na comunicação aos poucos surgem, e em parte, por causa de mecanismos pessoais de distorção ( desatenção, avaliação precipitada e falta de um vocabulário comum).Líderes que desejam promover a comunicação eficaz devem estar atentos a estes temas.











































Líder: Conceito

Para começar, um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. Quanto maior o número de seguidores, tanto maior a influência. E quanto mais bem-sucedida a realização de metas importantes, tantomais evidente a liderança. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional”.

Os Líderes e as Organizações

Em um mundo empresarial reconfigurado, é preciso mudar a forma de pensar sobre como se exerce a liderança. Os líderes competentes são aqueles que têm em torno de si pessoas capazes deexercer a liderança quando necessário. Em vez do mítico líder carismático que serviu de modelo na era do comando, os líderes eficazes são aqueles capazes de arquitetar e implantar formas de organização que permitem o florescimento da liderança nos que o cercam. Lideram 360 graus, em vez de apenas 90 graus.


O líder 360 graus consegue liderar também para “cima”. Significa influenciar seuchefe, os diretores, o presidente, os acionistas. Nem todo mundo entende o que significa influenciar os outros em todos os sentidos — aquele para quem você trabalha, as pessoas que estão no mesmo nível que você e aqueles que trabalham para você. Algumas pessoas sabem liderar os membros de sua própria equipe, mas parecem alienar os líderes em outros departamentos da organização.
[pic]Somente os líderes 360º influenciam pessoas em qualquer nível da organização. Ao ajudarem os outros, eles se ajudam. Muitas pessoas têm um conceito errado sobre liderança, acreditando que a liderança é algo que vem simplesmente de uma posição ou título. Mas nada poderia estar mais distante da verdade. Você não precisa ter uma posição no topo de seu grupo, departamento, repartição ou organizaçãopara ser líder. Se você acredita que precisa, então aceitou o mito da posição. Um lugar no topo não fará automaticamente de alguém um líder.
[pic]


Há muitas pessoas que se prendem ao mito da posição. Quando as pessoas que aceitam esse mito são identificadas como líderes em potencial e colocadas em uma equipe, elas ficam pouco à vontade se não lhes for dado algum tipo de títuloou posição que as identifique como líderes aos olhos dos outros membros da equipe. Em vez de trabalharem para construir relacionamentos com os outros da equipe e ganhar influência naturalmente, elas esperam que o líder posicional as invista de autoridade e lhes dê um título. Após um tempo, elas ficam cada vez mais infelizes até que, por fim, decidem experimentar outra equipe, outro líder ou outraorganização. Pessoas que seguem este padrão não entendem como a liderança eficaz se desenvolve.

Liderança e Comunicação

Para começar, liderar não é a mesma coisa que gerenciar. Liderar é formar equipes, focar em pessoas, buscar confiança e inspirar, enquanto que gerenciar nada mais é do que focar em sistemas, enfatizar táticas, buscar o controle e motivar a cumprir padrões. Enquanto...
tracking img