O evangelho segundo jesus cristo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Benedito

1 O Evangelho Segundo Jesus Cristo


Biografia de José de Souza Saramago: Nasceu em 16/11/ 1922, em Azinhaga, Golegã, Portugal. Mudou-se para Lisboa. Era autodidata e exerceu varias profissões. Trabalhou em conceituados noticiários, como o Diário de Lisboa. Foi diretor do Diário de Notícias. Alcança fama com o livro Levantado do chão, em 1980. O livro, Evangelho SegundoJesus Cristo, foi censurado pelo governo português. Porém, o Saramago ganhou premio Nobel. José Saramago faleceu no dia 18 de junho de 2010, aos 87 anos, vitima de leucemia crônica.
Alguns romances escritos por Saramago:
O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984)
A Jangada de Pedra (1986)
O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991)
Ensaio sobre a Cegueira (1995)Todos os Nomes (1997)
O Homem Duplicado(2002)

No Evangelho Segundo Jesus Cristo de José Saramago, José e Maria acabam fazendo sexo e assim a pureza da “Virgem” é abalada. Maria encontra na rua um mendigo, alto e misterioso que lhe entrega uma tigela, colocando antes terra nela, dizendo: “Que o Senhor te abençoe, mulher, e te dê todos os filhos que a teu marido te aprouver.” No momento em que a recebe, Maria observa que a tigela temum brilho incomum, embora seja feita de barro.
Quando Maria chega em casa conta o sucedido no encontro com o mendigo e revela que está grávida. No nascimento de Jesus temos a reinterpretação do episódio dos três reis magos. O menino Jesus tem um choro sofrido e surgem três pastores, o primeiro trouxe leite, o segundo trouxe queijo e o terceiro, que Maria parece reconhecer como sendo o misteriosomendigo, trás pão e diz: “Com estas minhas mãos amassei este pão que trago, com o fogo que só dentro da terra há o cozi.”
Na infância Jesus cresce rodeado de vários irmãos e irmãs. Quando Jesus atinge a adolescência seu pai, José, morre crucificado. Quando Herodes mandou matar os meninos que nascessem em Belém, mais ou menos na época em que Jesus nascera; José, sabendo do perigo que sua esposa eseu filho corriam, fugiu para que Jesus nascesse num lugar afastado do alcance dos soldados de Herodes. Na pressa com que fugira levando Maria, sequer avisara os outros camponeses, depois disso, José passou a se sentir culpado pela morte daquelas crianças, pelo pecado da omissão. Assim, quando soldados romanos o prendem por engano e o levam ao martírio não sente vontade de defender-se.
Em suajuventude, Jesus conhece o amor por meio de Maria Madalena. Os dois se amam. Surgem os milagres de Jesus: O milagre do vinho (numa “festa de arromba” o vinho acaba, os convidados reclamam e Jesus opera o milagre da transformação da água em vinho), o milagre dos pães (dividiu um único pão entre vários mendigos que não conseguiam fazê-lo).
Quando Jesus vai morar numa aldeia de pescadores, observa-seque quando Jesus entra no barco os peixes se lançam para dentro, assim, a cada dia, Jesus vai com um dos pescadores, de modo que todos tenham sua boa pescaria. Certa vez, num dia de muito nevoeiro, Jesus parte sozinho para o mar. Mais adiante o nevoeiro se dissipa e Jesus, numa “roda maior de luz, a barca pára, é o centro do mar. Sentado no banco da popa, está Deus.”
Deus revela a Jesus suadescendência divina, e a seguir Deus explica o motivo que o levou a ter um filho: para que sua glória aumentasse entre os homens, pois passados quatro mil anos, Deus era deus apenas para um pequeno povo “que vive numa diminuta parte do mundo”. Deus, pois, tem um plano para o seu filho, que levará o conhecimento de sua figura para todos os outros povos. E, por fim, revela que o papel que Jesus temnesse plano é o de mártir: “E qual foi o papel que me destinaste no teu plano? O de mártir, meu filho, o de vítima, que é o que melhor há para fazer espalhar uma crença e afervorar uma fé.”
Jesus pergunta se outras pessoas terão que morrer para que a fé se propague, Deus confirma que sim e durante vários parágrafos e páginas segue-se uma lista dos martirizados durante os séculos que se seguiram...
tracking img