O ESTUDO DOS FLUXOS NO PROJETOHOSPITALAR

2780 palavras 12 páginas
O ESTUDO DOS FLUXOS NO PROJETO HOSPITALAR

Arquiteto Luiz Carlos Toledo

1 INTRODUÇÃO
A preocupação com os fluxos hospitalares faz parte da própria história do edifício hospitalar, pelo menos desde o surgimento, no final do séc. XVIII, do conceito de hospital terapêutico.
Até então o hospital não tinha propriamente uma finalidade terapêutica, funcionando, na maioria dos casos, como uma estrutura de exclusão, na qual eram internados doentes, loucos, devassos, prostitutas e todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, poderiam ameaçar a sociedade com algum tipo de “contágio” social ou patológico.
O hospital como instrumento terapêutico é uma invenção relativamente nova, que data do final do século XVIII. A consciência de que o hospital pode e deve ser um instrumento destinado a curar aparece claramente em torno de 1780 e é assinalada por uma nova prática: a visita e a observação sistemática e comparada dos hospitais. (Foucault, 1979: 99)
Desenvolvidas por Howard e Tenon, as pesquisas citadas por Foucault estabeleceram, pela primeira vez, a relação entre o espaço, os fluxos e as taxas de mortalidade e de sucesso dos atendimentos hospitalares.
O esforço de Howard e Tenon em levantar e analisar as condições físicas e operacionais de um grande número de hospitais em toda a Europa, foi fundamental para o estabelecimento de uma série de diretrizes projetuais válidas, pelo menos, até o início do século XX, que:
ƒ

Condenavam os edifícios hospitalares com partido em bloco (inspirados nos templos romanos) ou em cruz, cujas plantas dificultavam, ou mesmo impediam a separação dos fluxos de materiais contaminados.( roupa branca, vestimentas e bandagens), considerados como fatores de contágio e propagação das infecções;

ƒ

Condenavam os hospitais gerais, com milhares de leitos, propondo-se em contrapartida a construção de unidades menores, e quando possível especializada;

ƒ

Recomendavam a separação dos pacientes por tipo de patologia, isolando-os, nos casos que oferecessem

Relacionados