O estudo de funções orgânicas através do tema “anticoncepcionais e anabolizantes”: ensinando a química na perspectiva cts.

1237 palavras 5 páginas
O ESTUDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DO TEMA “ANTICONCEPCIONAIS E ANABOLIZANTES”: ENSINANDO A QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTS.

Ciências, Tecnologia e Sociedade

Fernanda de Jesus Ribeiro, Letícia dos Santos Pereira, Isadora Melo Gonzalez, Nídia Franca Roque, Maria da Conceição Marinho Oki.

Chemistry.ufba@yahoo.com.br

Palavras chave: Ensino de Química Orgânica, CTS, Anticoncepcionais e Anabolizantes.

Este trabalho relata um projeto desenvolvido ao longo ano de 2010 em um colégio da rede pública estadual de Salvador conveniado ao projeto PIBID - UFBA. Tal projeto consistiu na elaboração de materiais didáticos alternativos (história em quadrinhos – HQ e texto) a fim de abordar o conteúdo funções orgânicas de forma contextualizada com o tema anticoncepcionais e anabolizantes em sala de aula. Deste modo visamos integrar os conteúdos de Química com a História da Química relacionada ao desenvolvimento dos anticoncepcionais e anabolizantes na metade do século XX. A produção destes materiais foi norteada pelo referencial Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, um tipo de abordagem que tem como objetivo promover o ensino de ciências de forma integrada com o meio tecnológico e a realidade social, onde os estudantes podem relacionar a sua compreensão sobre a atividade científica, com a sociedade e a tecnologia.

Introdução

A perspectiva CTS no Ensino de Ciências tem se consolidado cada vez mais devido aos resultados positivos que esse tipo de abordagem proporciona ao ser empregada em sala de aula ( O Ensino de Ciências e o Movimento CTS O início do século XX foi marcado pelos grandes avanços na área tecnológica e científica. Avanços tecnológicos e mudanças de paradigmas em áreas que aparentemente estavam totalmente bem estabelecidas mostraram ao mundo a importância da Ciência na sociedade contemporânea (RON, 2002). Contudo, tais avanços e descobertas resultaram numa idéia de Ciência como um empreendimento que visa exclusivamente o

Relacionados