O estilo Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:

Este trabalho tem como intenção levar ao entendimento, o mais completo e simplificado possível. Começaremos, citando a Reforma e a Contra Reforma, como influenciaram o Barroco. Expondo exemplos e imagens de obras portuguesas barrocas, seguido por aspectos da arte literária barroca e como ela se deu no Brasil, levando em conta o contexto histórico na qual estava inserida. Mostraremosos principais autores brasileiros dessa época e suas obras mais importantes.

Palavras-chave: Reforma e a Contra reforma; Obras portuguesas; Aspectos da arte; Brasil; Contexto histórico; Autores brasileiros.




O Barroco diz respeito a um tipo de expressão artística que associa esplendor e impureza.
MAURANO, Denise. DA CENA TRÁGICA
À CENA ANALÍTICA




O Barroco foi um período dahistória da sociedade ocidental, que ocorreu desde meados do século XVI até ao século XVIII, especificamente de 1580 a 1756. Teve inspiração no fervor religioso e na passionalidade da Contra reforma.


1. CONTEXTO HISTÓRICO

Originada da época do Renascimento a Reforma Protestante aconteceu no inicio do século XVI quando o homem renascentista começou a ler mais e formar uma opiniãomais crítica em relação à igreja e aos seus preceitos. Os trabalhadores urbanos tinham mais acesso a livros e então começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo com base na ciência e na busca da verdade através de experiências e principalmente, da razão.
Um dos primeiros e mais conhecidos contestadores das ações da Igreja Católica foi o monge alemão Martinho Lutero, que fez um seriede 95 teses, onde criticava a Igreja e pedia uma reforma.
A Igreja, é claro, foi contra, porém com medo de perder seus fieis, reuniu o clero na Itália com a intenção montar um plano de reação às obras da reforma, que ficou conhecido como o Concílio de Trento, esse plano tinha como principais objetivos a catequização dos habitantes de terras descobertas, retomada da Inquisição, com o objetivo depunir e condenar os acusados de heresias e a criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos) para evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica.
O momento para a população não era das melhores, com a confusão entre a tradição cristã e os novos conceitos dela. Entre essa população estavam os artistas (escritores, pintores...) que expressaram esses sentimentos emsuas obras.

Para o bem e para o mal, o verdadeiro escritor escreve sobre a realidade que sofreu e de que se alimentou, isto é, sobre a pátria, embora, à vezes, pareça fazê-los sobre histórias distantes no tempo e no espaço. SÁBATO, Ernesto.

2. CARACTERÍSTICAS

O traço fundamental da linguagem barroca é o rebuscamento, o virtuosismo, a ornamentação exagerada, o jogo sutil de palavras,visando surpreender o leitor pela espantosa engenhosidade da construção do texto, assumindo uma atitude lúdica de " brincar " com o leitor.. As edificações barrocas são imensas e belíssimas, repletas de detalhes, além dos desenhos em curvas.

Nessa época, em que o homem se vê colocado entre o céu e a terra, consciente de sua grandeza mas atormentado pela ideia de pecado e, nesse dilema,busca a salvação de forma angustiada. Os sentimentos se exaltam, as paixões não são mais controladas pela razão, e o desejo de exprimir esses estados de alma vai se realizar por meio de antíteses, paradoxos e interrogações. Essa oscilação que leva o homem do céu ao inferno, que mostra sua dimensão carnal e espiritual, é uma das principais características da literatura barroca.
O Barroco usavatambém de historias com fundos morais, pois era usado pelos padres jesuítas na pregação da fé e um jogo de raciocínio e de retórica para explicar o predominante conflito dos opostos. Outras características:
• Visão conflituosa do mundo
• Cultismo
• Rigidez formal
• Razão x emoção
• Dualismo (tensão entre a herança medieval e a renascentista)

E entenderemos... a imagem barroca da vida...
tracking img