Estilo barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O estilo barroco é a arte mentalidade uma decoração exagerada que constava em:
. Impressionar a população pela riqueza.
. Arranjar novos fiéis.
. Recuperar fiéis dasigrejas protestantes.

O aleijadinho foi o esplendor da arte barroca.
A obra monumental do Aleijadinho é um património superior a qualquer conforto que o ouro possa comprar.Embora tenha sido um dos maiores artistas do Brasil, da vida do Aleijadinho restam apenas objectos biográficos diversos, a maioria delas envoltas na sombra mistificadora das lendas.Chamava-se: António Francisco Lisboa.
Filho bastardo de: Manuel Francisco Lisboa e uma escrava chamada de “Isabel”.
Nasceu: 29 de Agosto de 1730.
Seus mestres foram: O pai e otio, António Francisco Pombal
Estudou na escola João Gomes Batista
As suas fontes de inspiração: Livros da biblioteca do poeta Cláudio Manuel da Costa e gravuras bíblicasgóticas e bizantinas da Bíblia Pauperum
. Vida: fins de 77, o escultor já tinha perdido os dedos dos pés, do que resultou não poder andar senão de joelhos, e os dedos das mãos seatrofiaram de uma forma que o artista teria decidido cortá-los, servindo-se do formão com que trabalhava. Não foi só, perdeu quase todos os dentes e a boca entortou-se como aoparalisamento do queixo e o lábio inferior abateram-se.
O aleijadinho passou a evitar o contacto público ia para o trabalho de madrugada e só voltava para casa com a noite alta.Passado de 150 anos da morte do Aleijadinho, os pesquisadores discutem qual foi a doença que acabou com a saúde e humor do maior dos escultores brasileiros.
Em 1929, o médico RenêLaclette optou por "lepra nervosa” sintomas de Hansen (atrofia dos músculos das mãos, nevralgias, atrofia do orbicular das pálpebras, paralisia facial, queda dos dentes)
tracking img