O Est Dio Em Detalhes2

930 palavras 4 páginas
O Estúdio em Detalhes
BuenoStudio nasceu de um desejo antigo de se ter um estúdio de gravação de nível profissional e acabamento esmerado. Após alguns anos de investimento de tempo, estudos e capital foi possível concluí-lo, e exponho aqui alguns detalhes de sua construção.

Projeto e início da obra: Como na ocasião eu não possuía conhecimentos sobre acústica suficientes para a construção de um estúdio busquei ajuda profissional, e após uma seleção fechei com Omid Burgin, da Omid Studios, a elaboração de um projeto que atendesse a minha necessidade. Foram alguns meses que decorreram entre a nossa primeira reunião e a entrega do projeto concluído, e assim iniciamos as obras, que partiram de um terreno vazio, no início de Setembro 2002.

Conceito e ambientes: Apesar da limitação imposta pela área disponível para a construção, optamos por mais três ambientes além das tradicionais técnica e sala de captação. Assim, foi projetado também um iso para o solista, uma casa de máquinas para equipamentos ruidosos e um sound lock na entrada, totalizando cinco ambientes.

Isolação acústica: Por estar localizado em um bairro muito silencioso, houve a preocupação de não ser perturbado e principalmente não perturbar a vizinhança. Assim todo o estúdio foi construído com paredes duplas, em blocos de concreto estrutural preenchidos.

Pisos flutuantes: Conforme previa o projeto, foram construídos pisos flutuantes independentes em todos os ambientes, exceto no sound lock. Isso significa que são quatro “caixas” dentro de uma “caixa” externa maior. Além disso, o piso na área da bateria também flutua separadamente do piso da sala de captação, provendo um desacoplamento útil para isolar ruído estrutural da bateria para os microfones.

Portas: Ao todo o estúdio possui cinco portas, sendo quatro internas de madeira e uma externa de ferro e concreto. Todas as portas, inclusive a externa, possuem amplos visores de vidros duplos laminados e espessos, facilitando a comunicação visual entre os

Relacionados