An Lise Vertical E Horizontal RT1 Contabilidade

300 palavras 2 páginas
1. Análise Vertical e Horizontal:

1.1 – Análise Vertical – Segundo Franco ( 1991 ) “É a determinação da porcentagem de cada elemento patrimonial em relação ao conjunto indicando o coeficiente dos diversos grupos patrimoniais, dando-nos assim idéia precisa de distribuição dos valores no conjunto patrimonial”. A participação expressiva de uma conta ou grupo de contas do total da demonstração analisada (Ex.: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Outros) deverá ter uma atenção especial, pois uma alteração brusca nos valores poderá comprometer a situação econômica-financeira da empresa, caso esta mudança não faça parte de uma estratégia previamente estabelecida.

1.2 – Análise Horizontal – Pode-se definir a análise horizontal como sendo uma comparação que se faz entre valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes exercícios sociais (Ex. Balanço Patrimonial encerrado em dezembro de 2.004 e 2.005). Matarazzo ( 1997 ) afirma que a análise horizontal baseia-se na evolução de cada conta de uma série de demonstrações financeiras em relação à demonstração anterior, geralmente a mais antiga da série. Para Iudícibus ( 1998 ), a análise horizontal poderá detectar itens cujo crescimento esteja acima ou abaixo do desejado, crescimento este que poderá passar despercebido quando analisado isoladamente.

1.3 - Matarazzo ( 1997 ) recomenda que as análises vertical e horizontal sejam usadas conjuntamente, pois uma completa a outra. Ambas as análises possibilitam localizar pontos específicos de problemas e características da empresa, facilitando o encontro da resposta ao porquê de uma empresa se encontrar em determinada situação.

1.4 - A análise de balanço é uma ferramenta de grande utilidade na gestão de negócios, principalmente se houver o acompanhamento dos indicadores estipulados pela empresa como fundamentais. De acordo com Johnson Thomas de Kaplan ( 1993 ), “Os indicadores devem se basear na estratégia da companhia, e incluir

Relacionados

  • Ado O Do Partido Na Arquitetura Laert 2
    62384 palavras | 250 páginas
  • APOSTILA DE FARMACIA MODULO 3
    159201 palavras | 637 páginas