O ensino do basketball na escola:hora de recomeçar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA – CEAD
ESPECIALIZAÇÃO EM ESPORTE ESCOLAR

O ENSINO DO BASQUETEBOL NA ESCOLA:
A hora de recomeçar

ROBERTO CASTRO DE SOUZA

Belo Horizonte
2007


ROBERTO CASTRO DE SOUZA

O ensino do basquetebol na escola:
A hora de recomeçar

Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Esporte Escolar do Centro deEducação à Distância da Universidade de Brasília em parceria com o Programa de Capacitação Continuada em Esporte Escolar do Ministério do Esporte para obtenção do título de Especialista em Esporte Escolar.

Orientador: Profª. Ms. Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira

Belo Horizonte
2007
TERMO DE APROVAÇÃO

O ENSINO DO BASQUETEBOL NA ESCOLA:
A hora de recomeçar________________________________________
Roberto Castro de Souza

________________________________________
Profa.Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira

______________________________________
Prof. Gounnersomn Luiz Fernandes

SOUZA, Roberto Castro de
O ensino do basquetebol na escola:
A hora de recomeçar

Monografia(Especialização)- Universidade de Brasília. Centro de Ensino a Distância, 2007
1 ensino dobasquete; 2 ensino fundamental e
médio; 3.esporte escolar

A Deus, que me ilumina,
A meus pais, que não mediram esforços para que eu chegasse até aqui, a meus filhos por existirem.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos aqueles que, direta ou indiretamente contribuíram para a elaboração desta monografia e, de modo especial à Professora Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira, peloincentivo constante e pela orientação.

........

”o rio chegou ao mar porque soube

contornar seus obstáculos”

Zatopeck
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo discutir o ensino do basquetebol nas escolas da rede pública municipal de Belo Horizonte. Isso porque o basquetebol é uma modalidade esportiva que consta no Parâmetro Curricular para a disciplina Educação Física para serensinado aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e é pouco ministrada nas escolas, principalmente, nas escolas públicas. Além disso, o basquetebol é um esporte completo por estimular e desenvolver várias capacidades e habilidades motoras e por permitir trabalhar com valores e condutas tão necessários ao convívio social tais como: respeito mútuo, solidariedade, cooperação,convivência,competitividade, saber ouvir, dentre outros. Este estudo visa responder às seguintes questões: Quais os motivos que mantém o basquetebol fora do cotidiano das aulas de educação física, embora seja parte integrante dos conteúdos da disciplina educação física no 2º e 3º ciclo do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública de ensino de Belo Horizonte? Quais as dificuldades enfrentadas pelos professoresde educação física da rede pública no ensino do basquetebol? Quais estratégias os professores estão desenvolvendo para introduzir, disseminar e consolidar a prática no basquetebol nas escolas públicas e/ou será que os professores de educação física escolar estão interessados em difundir essa modalidade esportiva?
A pesquisa teve como foco as escolas públicas do município de Belo Horizonte/MG ecomo procedimentos metodológicos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica para identificar, compreender, analisar, discutir os aportes teóricos existentes sobre o tema de investigação, foi realizada observação sistemática participante das aulas de alguns professores que contribuíram para com este estudo, em um total de 120 horas e foram aplicados questionários eletrônicos a trintaprofessores/as da rede pública do referido município. A experiência profissional do pesquisador, enquanto professor de Educação Física da rede pública contribuíram para as análises presentes neste estudo.
Os resultados encontrados demonstraram que 46,67% dos professores não utilizam o basquetebol nas suas aulas de educação física, 43,33 % responderam que utilizam o basquetebol e 10% às vezes utilizam o...
tracking img