O ensino de aartes na sescolas públias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO DE ARTES NAS ESCOLAS


Elisangela Furlan Mansano Magnani[1]


RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo uma reflexão acerca do Ensino de Artes nas escolas. Abordaremos a questão antropológica e cultural do aluno, bem como a valorização da estética do cotidiano no qual o aluno está inserido, pois, a Arte pertence ao seu tempo. Isso é constatado na análise de uma obra que trástodo um percurso histórico, gerando sentido, significado e significação de acordo com as experiências do interpretante. Além das possibilidades de acesso ao novo. Trata-se da Arte produzida no ciberespaço apreciado pelo mercado atual. Com esta pesquisa serão demonstrados aspectos relativos a formação do aluno, no seu desenvolvimento e percepção na observação da arte a partir dos artefatosartísticos produzidos no lugar onde está inserido e as diferentes formas artísticas produzidas no mundo. Considerando os pressupostos teóricos de Richter quanto à interculturalidade e a valorização dos artefatos produzidos na comunidade. Utilizaremos ainda nessa pesquisa os pressupostos de, Pillar que destaca os elementos compositivos na leitura de imagens, bem como de Fusari que aborda o tema Arte naeducação escolar.


PALAVRAS CHAVE: Tendências Pedagógicas. Possibilidades de Ensino. Valorização da cultura.


Introdução:

O ensino de arte no senso comum é visto como atividades de descontração e não como uma disciplina que faz parte do Currículo Nacional. Ninguém reprova nessa disciplina, devido a isso se esquecem quanto ela é importante.
A arte é senhora de seu tempo, já diziaKandinsky (1906). Ao analisarmos uma obra ou até mesmo uma foto, teremos noção de quanto tempo ela tem. Assim, o ensino de artes deve abranger o desenvolvimento do processo educativo do aluno proporcionando o conhecimento acerca de análises de imagens, obras e símbolos. Agregando mais valor à própria disciplina.
É importante que não deixe de lado todo o valor cultural que a arte transmite,fazendo com que o aluno possa assim reconhecer a arte de um artista renomado, bem como o período, o movimento e os elementos compositivos de uma obra, mas também possibilitando que o aluno tome conhecimento da arte produzida em sua comunidade. Podendo identificar e valorizar esteticamente o que é produzido em sua comunidade ou até mesmo dentro de casa por algum membro da família. Pois, na maioriadas vezes os alunos desconhecem os objetos produzidos no lar ou manualmente como fazeres artístico, apenas o reconhecem como produto do mercado capitalista que gera lucros para quem o produz. Para isso, é necessário que o docente seja um mediador entre o aprendizado que estão nos livros, mas também amplie conhecimentos estéticos que estão tão próximos dos alunos. E assim, realizar um trabalhodiversificado, conscientizado e desmistificado essa idéia de que o ensino de artes não tem importância de ser e então será superado, inclusive com os próprios colegas de trabalho que julgam algumas disciplinas mais importantes que as outras. E investimento do poder competente essa concepção de desvalorização irá se reverter.


O ensino de Artes nas escolas


A educação teve início noBrasil com os Padres Jesuítas, visando à propagação da fé, com um vasto sistema educacional. Por dois séculos foram os principais educadores do Brasil, ao lado de outras ordens religiosas que também mantiveram escolas, como a dos franciscanos.
Junto com o processo educativo, surgiu a necessidade de ensinar a arte do belo. Encarado como fator indispensável ao desenvolvimento harmônico detodos os aspectos da personalidade das crianças, chamado inicialmente como: Educação Artística. Tendo como meta integrar o processo criador nas escolas de todos os níveis, tomando como um ponto de vista pragmático a valorização da arte no processo educacional.
Ao longo da história do processo educativo o ensino de artes passou por várias tendências que influenciaram a ação dos docentes....
tracking img