O engenheiro deve saber usar a experimentação, mediação e técnicas de estatística.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nilton Lins

Práticas Integradas V

MANAUS – AM
-------------------------------------------------
Trabalho solicitado pela professora.........
-------------------------------------------------
Trabalho solicitado pela professora.........
Universidade Nilton Lins

Alunos: Eric Gomes Caminha mat.10004229

O Engenheiro deve Saber usar a experimentação, mediação e técnicasde estatística.

Manaus – AM
Introdução
Este terá a imensa missão de levar a mensagem aos futuros engenheiros a breve visão sobre como devemos usar a experimentação no campo da construção civil como forma instrumental de trabalho, a mediação como meio de resolução de pequenos conflitos no ambiente de trabalho e a estatística como espelho base para uma futura decisão.

Mediação
Conceito: AMediação é uma técnica de solução de conflitos rápida, ágil, flexível e particularizada a cada caso.
Mediação é um método extrajudicial de resolução de conflitos em que um terceiro, neutro e imparcial, mobiliza as partes em conflito para um acordo. O mediador ajuda as partes a identificar, discutir e resolver as questões do conflito, transformando o paradigma adversarial em cooperativo. Pormeio de técnicas específicas, dividindo características com a psicologia e negociações legais, o mediador ajuda as partes a restabelecerem o processo de comunicação e a avaliarem objetivos e opções, conduzindo a um termo de entendimento para mútua satisfação.
Desta forma, não é um procedimento impositivo, não tendo o mediador, ao contrário de outros métodos (arbitragem ou tribunais, por exemplo),nenhum poder de decisão sobre as partes. Estas decidirão todos os aspectos em questão, facilitadas pelo mediador, mantendo assim autonomia e controle das decisões pertinentes ao seu caso. O acordo resultante, de mútuo consentimento, poderá ser formalizado em termos de contrato legal.
Estatística

Introdução
O termo Estatística provêm da palavra Estado e foi utilizado originalmente paradenominar levantamentos de dados cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões.
Neste sentido foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados dos cidadãos, para determinar a estratégia de uma nova batalha em guerras que se caracterizavam por uma sucessão de batalhas. (Era fundamental aos comandantes saber de quantos homens, arma, cavalos etc - disponham após aúltima batalha.).
Atualmente, a estatística é definida da seguinte forma:
Estatística: Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos
A estatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século XVII, com os estudos de BERNOULLI, FERMAT, PASCAL LAPLACE. GAUSS, GAUTON, PEARSON, FISHE, POISSON e outros que estabeleceram suas característicasatuais. Ela não alcançou ainda um estado definitivo. Continua a progredir na razão direta do desejo da investigação dos fenômenos coletivos.
A Estatística é considerada por alguns autores como Ciência no sentido do estudo de urra população. É considerada como método quando utilizada como instrumento por outra Ciência.
A Estatística mantém com a matemática uma relação de dependência, solicitando-lheauxilio, sem o qual não poderia desenvolver-se.
Com as outras Ciências mantém a relação de complemento, quando utilizada como instrumento de pesquisa.
Em especial esta última é a relação que a Estatística mantém com a Administração, Economia, Ciências Contábeis, servindo como instrumento auxiliar na tomada de decisões.
Pode-se dizer que a estatística é um conjunto de métodos para coletar,organizar, resumir, analisar, planejar experimentos, interpretar e tirar conclusões. 
A variabilidade dos dados dos fenômenos da natureza, os chamados fenômenos aleatórios, constitui o objeto de estudo da estatística. 
Fenômenos aleatórios se caracterizam por se repetirem, os resultados não serem os mesmos a cada repetição e pelo fato de ao serem observados um grande número de vezes, apresentarem...
tracking img