O empirismo de francis bacon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Francis Bacon é considerado o profeta da revolução tecnológica moderna, é um do mais importante defensor do empirismo.
Para os empiristas os nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é com as sensações. Os objetos exteriores excitam nossos órgãos dos sentidos e vemos cores, sentimentos sabedorias e odores, ouvimos sons, sentimentos, a diferença entre áspero eliso, o quente o frio, entre outros.
As sensações se reúnem e formam uma percepção, ou seja, percebe uma única coisa ou um único objeto que chegou por meio de varias e diferentes sensações. Assim a cor “rosa” é o resultado da reunião de várias sensações diferentes num só objeto de percepção.
Bacon formulou a teoria dos ídolos, que são eles que formam imagens e opiniões cristalizadas epreconceitos que impedem o conhecimento da verdade. Existem quatros tipos os ídolos da caverna, os ídolos do fórum, os ídolos do teatro e os ídolos da tribo. E para supera-los é necessário a fixação dos formas da natureza o verdadeiro objeto do saber e do método da indução.


1-Francis Bacon:a vida e o projeto cultural.
Francis Bacon nasceu em Londres,em 22 de janeiro de 1561,em York House inStrad.Morreu no dia 9 de abril de 1626.
Em sua obra mais conhecida:Novum Organum,Francis Bacon, mostra que a três invenções mais importante para a humanidade foi sem dúvida:a arte da impressão,a pólvora e a bússola.A primeira na letras,a segunda na arte militar,a terceira na navegação.
Galileu se destacou por sua teoria da natureza do método cientifico, Descarte por sua metafísica que influenciou aciência, e Bacon por ser o filósofo da época industrial,por se preocupar com o problema da influencia das descobertas cientificas sobre a vida humana.
Na época de Bacon,entre 1575 e 1620,a Inglaterra estava na vanguarda europeia devido ao setor de mineração e industria.Pois bem,a história de Francis Bacon,deixa claro que desde de sua infância, sua vida foi dedicada a grande ideia.Hoje,essa ideia éobvia, mais na época de Bacon não era se tratava de uma novidade,em parte tornou-se realidade,mais também em parte perdeu alguma coisa do seu esplendo.Ela constitua em acreditar que o saber devia dar seus frutos na prática,que a ciência devia ser aplicável a indústria,que os homens tinham o sagrado dever de se organizar para melhorar e transformar suas condições de vida.
Essa ideia fez com que Baconsubmetesse á uma revisão da cultura humana, afim de descobrir como é que ela havia dado tão escassos frutos na realidade e de que modo ela poderia ser aperfeiçoada.
Bacon propôs e defendeu teses que são hoje parte integrada da nossa realidade. São as seguintes teses:”A ciência pode e deve transformar as condições da vida humana.Ela não é realidade indiferente aos valores da ética,mas siminstrumento construído pelo homem tendo em vista a realização dos valores de fraternidade e progresso.Esses valores devem ser potencializados e fortalecidos pela própria ciência,na qual vigoram a colaboração,a humildade diante da natureza e o desejo de clareza.A extensão do poder do homem sobre a natureza não é nunca obra de pesquisador em particular,que mantenha seus resultados secretos,mais énecessariamente fruto da coletividade organizada de cientistas.O saber sempre tem função precisa no interior do mundo histórico e toda reforma da cultura é sempre reforma das instituições culturais e das universidade-não só das instituições,mais também da mentalidade dos intelectuais”





2. Principais Obras

As obras filosóficas mais importantes de Bacon são Instauratio magna (Granderestauração) e Novum organum. Nesta última, Bacon apresenta e descreve seu método para as ciências. Este novo método deverá substituir o Organon aristotélico.
Seus escritos no âmbito filosófico podem ser agrupados do seguinte modo:
1) Escritos que faziam parte da Instauratio magna e que foram ou superados ou postos de lado, como: De interpretatione naturae (Da interpretação da natureza), Inquisitio de...
tracking img