O egito antigo a cultura a sociedade a religiao e a politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* O antigo egito. Sociedade A sociedade egípcia era dominada pelo faraó, soberano todo- poderoso. Ele era considerado um deus vivo, filho de deusese intermediário entre estes e os homens. O faraó era objeto de culto e sua pessoa era sagrada. O faraó tinha autoridade absoluta e concentrava, em si, os poderes político e religioso. Exercia,portanto, poder teocrático e despótico. Abaixo do faraó, a sociedade estava dividida em sete grupos sociais: nobres, sacerdotes, escribas, soldados, artesãos, camponeses e escravos. A divisão social não erarígida, ou seja, havia alguma mobilidade social, ainda que pequena. Por outro lado, havia grande desigualdade econômica entre os grupos sociais.
* 7. Religião A religião, que era politeísta eantropozoomórfica, desempenhava um papel muito importante na vida dos antigos egípcios. O Egito era uma civilização teocêntrica, ou seja, praticamente tudo girava em torno da religião. Grande parte desuas crenças e rituais foram incluídos em seu livro sagrado, o Livro dos Mortos. Assim, eles acreditavam numa vida após a morte. Esta forte crença era representada com frequência em pinturas e objetosdeixados nas tumbas. Para garantir a passagem para outra vida, desenvolveram técnicas de mumificação. Eles construíram grandes túmulos, sendo que as pirâmides foram as maiores. As pirâmides serviam dedescanso para os faraós e continham vários objetos pessoais para garantir o conforto destes na vida após a morte. Os egípcios também tinham incontáveis deuses, com funções e aspectos variados. Existiamdeuses universais e locais. Entre os primeiros, alguns estavam ligados à morte e ao enterro das pessoas. É o caso de Osíris e Anúbis.
* 9. Política Inicialmente, o Egito estava dividido em nomos,ou seja, pequenos Estados independentes. Em seguida, esses Estados se uniram, formando o Alto e Baixo Egito. Por volta de 3200 a.C., o Egito foi unificado sob o comando de um único soberano – o...
tracking img