O efeito do uso abusivo de álcool na psicobiologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O EFEITO DO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL NA PSICOBIOLOGIA HUMANA
THE INFLUENCE OF ALCOHOL ABUSE IN HUMAN PSYCHOBIOLOGY


Marinalva Lustosa¹

RESUMO: Este artigo tem por finalidade fornecer informações sobre problemas relacionados ao alcoolismo, analisar algumas definições, e apontar suas conseqüências  para o  comportamento humano, principalmente no que tange aos efeitos biopsicológicos. Trata-sede uma pesquisa bibliográfica feita por meio de localização e consulta de diversas fontes de informações escritas, como livros, dissertações, revistas e sites, com o objetivo de coletar dados gerais ou específicos a respeito de um tema e fazer a análise dos mesmos. Assim, para introduzir o leitor no assunto são abordados aspectos históricos do consumo do álcool e algumas conceituações acerca dotema. Também é descrita a ação direta do álcool no sistema nervoso central. Conclui-se que o álcool, em detrimento de ser uma droga socialmente aceita, reflete nos comportamentos humanos, causando danos físicos, psicológicos e sociais aos usuários.



Palavras-chave: Alcoolismo. Abuso. Efeitos Psicobiológicos.



ABSTRACT: This article is intended to provide information about issuesrelatedto alcoholism, look at some definitions, and trace its consequencesfor human behavior, particularly regarding the effectsbiopsychological. It is a literature search performed by location and consultation of various sources of written information, such as books, dissertations, magazines and websites, in order to collect data about general or specific to a theme and make their analysis .So,to introduce the reader in the subject are historic aspects of alcohol consumption and some concepts on the subject. Alsodescribed is the direct action of alcohol on the central nervous system. We conclude that alcohol, instead of being a socially accepted drug, reflects on human behavior, causing physical, psychological and social users.



Keywords: Alcoholism. Abuse. Psychobiological effects.INTRODUÇÃO


O presente artigo foi escrito com o objetivo de identificar o efeito do abuso/dependência do consumo alcoólico no comportamento humano, destacando aspectos históricos, efeitos biológicos e psicológicos, dentro do contexto social no qual o indivíduo está inserido.


1 Estudante do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Faculdade de Ciências Médicas -FACIME, 9º Período. Estudante de enfermagem pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, 3º período. Email: marylustosa@yahoo.com.br.
O álcool é a droga psicoativa mais utilizada no mundo. Consoante com Schuckit (1991 apud Baú, 2005), estima-se que, acima de dois terços das pessoas em países ocidentais bebem mais do que apenas ocasionalmente.
Essa substância modifica o funcionamento docérebro, provocando alterações no comportamento, no humor, nas percepções e nos estados de consciência da mente (SEIDL et al, 1999), além de ter sido responsável por 91% das internações hospitalares relacionadas a dependências e de 70% dos laudos feitos pelo IML (mortes violentas) no qual foi detectada sua presença nos cadáveres (GALDURÓZ, 2008). É, portanto, um problema de grande relevância social.O estudo feito é de suma importância, já que comportamentos humanos, relacionados ao abuso/dependência de substâncias químicas, têm conseqüências muito abrangentes, interferindo nos âmbitos familiar, profissional e social.
O termo alcoolismo designa um transtorno marcado pelo uso crônico e excessivo de álcool, resultando em problemas psicológicos, interpessoais e médicos. Esta práticaestá presente na maioria dos grupos étnicos e em todos os níveis socioeconômicos. (TAYLOR, 1992)
Este tema faz parte da classificação dos transtornos psicológicos, incluso nos estudos da psicopatologia. Esta pode ser definida como um conjunto de saberes acerca do adoecimento mental, incluindo estados mentais, vivências e padrões comportamentais do ser humano, que têm, por um lado, uma...
tracking img