O dualismo platonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meu hobby é a astronomia
MORO na ilha do Norte, Nova Zelândia, no Pacífico Sul. Desde os 15 anos eu me interesso pela astronomia. É um hobby tranqüilo, que pode ser tão simples ou tão complexo quanto queira. Para ter esse hobby, você por certo não precisa ser graduado em física nem ser um crânio em matemática.
A maioria dos hobbies requer algum equipamento. Assim, do que vai precisar? Dosolhos, principalmente. De noite, quando você sai de aposentos iluminados de sua casa, seus olhos levam uns dez minutos para se adaptar ao escuro. Se mora na cidade, talvez note que a iluminação da rua ou das casas o atrapalha quando quer observar o céu. O que fazer nesse caso? Para obter bons resultados, fique fora do alcance de tais fontes de iluminação.
A condição mais propícia para observar os céusé uma noite escura, sem nuvens e sem luar. A claridade difusa da Lua ofusca muitas estrelas de brilho fraco. Quantas estrelas dá para ver a olho nu? Geralmente, entre 2.000 e 4.000. É mais difícil enxergar as estrelas que ficam mais perto do horizonte porque você olha através de uma camada mais grossa de atmosfera, o que diminui o brilho e causa distorção. Há quem fique surpreso de saber querelativamente poucas estrelas podem ser vistas a olho nu, já que, quando se olha para o alto, temos a impressão de ver milhões delas.
Estrela ou planeta?
Quando avistamos um ponto mais luminoso no céu, logo ficamos imaginando se é uma estrela ou um planeta. As estrelas são fontes de luz, ou seja, grandes usinas nucleares que lançam sinais eletromagnéticos no espaço. Acham-se a grande distância daTerra, sendo que a mais próxima, fora o Sol, fica a 4,3 anos-luz de distância. A luz viaja a uns 299.000 quilômetros por segundo. Visto que a luz das estrelas viaja tanto para chegar até nós, ela se torna fraca. Precisa ainda penetrar na crescente densidade da atmosfera da Terra, o que desvia os raios para diferentes direções. “Pisca, pisca, estrelinha,/ o que tu és, quem adivinha?” diz um versinhoinfantil em inglês, dando um toque de animação aos céus silenciosos. Se cintila, ou pisca, é uma estrela.
Já os planetas, assim como a Lua, apenas refletem a luz do Sol. Acham-se relativamente perto de nós, sendo parte do nosso sistema solar. Assim, os planetas visíveis a olho nu refletem uma luz firme e estável, que não pisca.
Ajuda disponível
Se deseja se aprofundar no assunto, deixe-mefalar-lhe de alguns instrumentos que me ajudam a apreciar ainda mais o meu hobby. O primeiro é uma carta celeste. A que tenho agora é o Norton’s Star Atlas, edição revisada. Traz excelentes mapas dos céus, além de informações que familiarizam o amador com os termos usados na astronomia.
Meu segundo instrumento é um planisfério, que consiste de dois discos plásticos sobrepostos, com uma cúpula no meio.O disco superior tem uma janelinha e pode ser girado sobre o inferior, que traz um mapa de estrelas. Ele pode ser ajustado para a hora e a data desejadas. Feito isso, você tem condições de saber que estrelas são visíveis do seu ponto de observação em determinada hora e época do ano, na sua latitude. Na Nova Zelândia, o planisfério Philips pode ser facilmente encontrado ou encomendado em muitaslivrarias. Ao comprar um planisfério, é preciso saber em que latitude se acha a sua cidade, se ao norte ou ao sul do equador.
Acha que precisa comprar um telescópio? Se você adotar a astronomia como hobby, desconfio que vai acabar comprando um. Existem três tipos de telescópio: o refletor, o refrator e o refletor-refrator. Consulte livros sobre astronomia e sobre telescópios em bibliotecaspúblicas. Montar um telescópio refletor é mais fácil do que pensa. Um livro de preço acessível sobre como montar um telescópio astronômico poderá ser de grande utilidade. Achará o projeto interessante.
Os binóculos lhe proporcionam uma visão mais ampliada dos céus. Poderá ver belos grupos de estrelas que mais parecem jóias suspensas no fundo negro-aveludado dos céus. Verá também pequenas nuvens, que na...
tracking img