O discurso do rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – A incerteza da fala
O filme inicia-se com George tendo que fazer um discurso para um estádio lotado. Apesar do seu esforço, sua dificuldade em pronunciar algumas palavras parece ser dolorosa. Quando nos deparamos com olhos atentos e curiosos em nossa direção, ficamos inseguros, com medo de não sermos capazes de transmitir a mensagem que queremos. Com George não era diferente, e sua históriaainda tinha um agravante: ele era gago. Isso dava uma proporção ainda maior a sua ansiedade, fazendo-o pensar se conseguiria ou não fazer com que a voz saísse de sua boca.



2 – A extrema solidão de quem gagueja
É bastante irônico e comum que alguém se sinta sozinho mesmo quando esta rodeado de pessoas. George sentia-se assim, ele lutava consigo mesmo, uma luta interna, contra ossentimentos que a gagueira causava. Sentimentos negativos tais como: vergonha, culpa, autoconfiança e autoestima diminuídas. A experiência de estar bloqueado ou não ser capaz de dizer o que deseja, sem gaguejar, pode ser realmente frustrante. Isso o fez procurar vários especialistas sobre o assunto na tentativa, se não de curar, mas de amenizar o problema.





3 – Entendimento DúbioCientificamente a gagueira é um distúrbio da fluência da fala, cujos sintomas geralmente surgem entre a primeira infância e no início da adolescência e deve ser tratada pelo fonoaudiólogo, é um distúrbio complexo que tem tanto aspectos físicos como emocionais. Anteriormente, na maioria dos casos pais e professores tratavam a gagueira apenas como uma pequena dificuldade na fala porém, hoje em dia, ela já étratada como um problema sério e cuidada antecipadamente para que seja evitados problemas futuros.



4 – Zombaria e Charlatanismo
Ter qualquer tipo de deficiência, seja na física, oral ou mental, foi, é e sempre será alvo de piadas e zombarias por parte de outros. Não aconteceu diferente com Bertie, além de ser alvo de seu próprio irmão também tem seus súditos como algozes, que apesar de nãocomentarem em sua frente sentem-se decepcionados em ter um “quase” Rei que não sabe se expressar em público. Além de tudo isso, ele ainda tem que lidar com o charlatanismos de vários médicos tentando aplicar-lhes técnicas improváveis de cura.





5 - O drama central

Quando o pai de Bertie, George V, morre, o trono seria por direito de seu irmão mais velho, David, porém o mesmo não demonstrouo mínimo interesse em ser o novo Rei, preferindo se casar com uma atriz americana divorciada Wallis Simpson, união que não era aceita pela igreja anglicana. Juntos, eles fugiram da Grã-Bretanha e morreram no exílio como duque e duquesa de Windsor. Com a abdicação de David ao trono, Bertie torna-se o segundo na linha de sucessão passando a ser o novo rei, apesar do medo que sente de nãocorresponder a altura do seu novo cargo. O tema central do filme: a gagueira, vem a tona, a medida que as expectativas em torno de Bertie aumentam, pois agora ele terá que representar o povo além de discursar para milhares de pessoas.




6 – Gagueira deixou de ser mistério, agora precisa deixar de ser piada
A gagueira já é vista como um deficiência da fala que precisa ser tratada, agora só falta serrespeitada por aquelas pessoas que estão de fora do problema, deixando de ser motivo de piada e zombaria. Apesar de não parecer, esse tipo de exposição, pode causar nos gagos, além de constrangimento, a piora do problema.



7 - O Abismo do Silêncio
Criado para, quem sabe um dia, se tornar rei, George sofre muito mais com a gagueira que qualquer pessoa. Tido para ser perfeito, embora tenhaoutras qualidades, a fala representa o externar de suas virtudes, pois no ambiente em que se encontra expressar-se publicamente é de suma importância. O Discurso do Rei trata de um problema sério de forma madura e realista, pois através do filme temos a oportunidade de entender o que sentem as pessoas que gaguejam. Ainda hoje, a gagueira é vista por muitas pessoas, apenas como uma pequena...
tracking img