O desmatamento em algumas regi es do Estado de Rond nia virou esc ndalo nacional

327 palavras 2 páginas
O desmatamento em algumas regiões do Estado de Rondônia virou escândalo nacional. Dados do Ibama e do Deter demonstram que, na região da fronteira entre Rondônia e Bolívia, a derrubada da floresta cresceu 600% no período de 1 ano (entre setembro de 2006 e setembro de 2007).
Dois problemas podem ter sido o estopim principal para um aumento tão grande do desmatamento, segundo funcionários do Ibama e da administração municipal:

- O incremento de atividades econômicas motivado pela expectativa da construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira;

- A transferência, da União para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental, da responsabilidade para concessão de autorizações de manejo florestal. A autorização de manejo inclui a concessão para as empresas comprarem e venderem madeira.

-O maior problema da transferência das concessões florestais da União para o Estado de Rondônia é que a secretaria estadual e o Ibama não têm pessoal suficiente para fiscalizar as áreas concedidas.

Nos 340 quilômetros entre Guajará-Mirim e Porto Velho, por exemplo (uma das estradas por onde é traficada boa parte da madeira), não existe um só posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. O Ibama, por sua vez, tem só 12 fiscais para coibir a devastação de 237,5 mil km2 de área! Segundo funcionários do Ibama, a situação só piora com as ações dos traficantes de madeiras, drogas e armas, com emboscadas e ameaças.
De acordo com Nanci Maria Rodrigues da Silva, diretora de Fiscalização do Ibama em Rondônia, existem ali pelo menos seis "áreas críticas" em relação ao desmatamento:

Nova Mamoré (a 50 quilômetros de Guajará-Mirim), União Bandeirantes, a área da reserva extrativista de Jaciparaná, os projetos de assentamento em Pau D’Arco e Taquara, e a região de Nova Dimensão, próxima a Jacilândia.

Nesse último lugar, a grilagem de terras é considerada “descarada e desenfreada".

Podemos perguntar: mas como é que isso pode acontecer assim, tão

Relacionados